domingo, 30 de agosto de 2009

Vale a pena temer a Deus


SL 73

A nossa caminhada aqui não é fácil. Ser um cristão não é como diz os pregadores da prosperidade que "aceitando Jesus você viverá num mar de rosa". A bíblia diz que são muitas as tribulações dos justos.

Alguns servos de Deus diante dessas grandes lutas e provas têm questionado se vale a pena temer a Deus.

Olhamos para o ímpio, vemos sua prosperidade, sua alegria e liberdade embora aparente.

Mesmo assim às vezes afirmamos: “sou servo de Deus procuro viver uma vida de temor e minha vida não é fácil” esse daí vive a maldizer, blasfemar de Deus e tudo que querem consegue com facilidade. (isso vemos no SL 73)

Dai questão de muitos é se vale a pena ou não temer a Deus?

Temer a Deus significa respeitar, honrar e obedecer a sua palavra, isto é, aquele que teme a Deus procura desviar-se do mal, pois seu objetivo é agradar a Deus.

Aqui no SL 73 o salmista nos conta sua experiência. A experiência de Asafe,

Ele temia ao Senhor e procurava ter um coração limpo, fugia do mal e desviava-se do pecado.

Mas, todos os dias ele era aflingido, enfrentava provas tribulações, aflições e decepções. Mas era um homem temente a Deus.

Por outro lado ele olhava para a vida daqueles que não temiam a Deus e até blasfemavam do santo nome do Senhor; no entanto os via alegres, prósperos, rodeados de amigos, tudo lhes parecia correr bem.

Ele vendo esse paradoxo pelo pelos olhos da carne declarou: SL 73 v, 2,3
- Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
- Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.

Isso mostra Visão fixada no presente, temporal, limitada. Não possuímos a perspectiva de DEUS.
Não podemos enxergar a razão de sua longanimidade. Muitas vezes ela está inserida nos "propósitos insondáveis de DEUS."

A amargura de Asafe pela injustiça da vida foi resolvida por duas considerações:

1- Ele considerou o "fim" dos ímpios e observou como Deus os tinha colocado em lugares escorregadios (17-20).

Os ímpios, às vezes, prosperam, mas a prosperidade deles tem vida relativamente curta. Considere o "sucesso" de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19), Senaqueribe (2 Reis 19) e Herodes (Atos 12).

A boa fortuna dos ímpios é tão insegura como um sonho, e uma pessoa sensata nunca cobiça a riqueza dos sonhos.

2- Ele percebeu a bênção perfeita do cuidado, guia e glória do Senhor (23-26). "Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre" (25-26).

Ele repousou no que o Senhor era para ele: sua única satisfação e desejo. Em comparação, a prosperidade dos ímpios era nada.

Por isso, amados, diante da pergunta se vale a pena ou não temer a Deus a Resposta é sim.

Vale a pena temer a Deus
Queremos mostrar algumas razões pela qual vale a pena temer a Deus.

1ª - Nos dias de Noé o povo foi destruído por falta de temor, Noé e sua família foi salva por que temia a Deus

2ª – As cidades de Sodoma e Gomorra sem temor se afundava no pecado e atraiu a ira de Deus, “foi destruída com fogo”

Ló como era um homem temente, os anjos do Senhor avisaram para ele sair com sua família antes da destruição. (na saída a esposa de ló por falta de temor foi morta)

3ª – Quando Deus mandou o profeta Jonas avisar a cidade de Nínive que dentro de 40 dias ela seria destruída por causa dos seus pecados;
Os moradores daquela cidade começando pelo Rei, encheram-se do temor de Deus e arrependidos clamavam por misericórdia e foram salvos da total destruição.

Vale a pena temer a Deus!

II - O TEMOR DO SENHOR DEVE SER CONSTANTE E NÃO APENAS TEMPORÁRIO PV 28:14

A) Não é só quando estamos no Templo (IS 1:12) “o só pisar nos átrios”

B) Não é só quando tudo nos vai bem.

C) Deve ser prioridade e constância para o homem sábio SL 111:10


III – Deus quer que sirvamos a Ele com Santo Temor (Heb 12:28)

a) isso significa uma correta apreciação da pessoa de Deus

b) nossa aproximação de Deus não deve refletir medo de ser castigado, mas sim o amor e consciência de que sem Ele nada podemos fazer. (nossa incapacidade) SL73 v 3

Vale a pena temer a Deus, esse temor não consiste num terror desconfiado de Deus, Mas antes é a Admiração reverente e a resposta em adoração da fé ao Deus que se revela. Como criador,salvador e Juiz.

O temor a Deus é tão necessário quanto alimentar-se e o vestir-se!

Quando se toma posse desta realidade e a exercita continuamente, é possível vencer o mal, as tentações e contemplar a glória do Pai.

IV- O homem temente a Deus é:

a) Agradável a Deus
"Agrada-se o SENHOR dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia." (Sl 147.11);

b) Tem Sua Compaixão
"Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem... Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem... Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos," (Sl 103.11,13,17)
"A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem." (Lc 1.50)

c) Aceito
"aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável." (At 10.35);

d) Abençoado
"Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos." (Sl 112.1)
"Ele abençoa os que temem o SENHOR, tanto pequenos como grandes." (Sl 115.13);

e) Confiante
"Confiam no SENHOR os que temem o SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo." (Sl 115.11)
"No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos." (Pv 14.26);

f) Inimigo do Mal
"Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal." (Pv 16.6);

g) Agradável no Falar
“ - Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome.." (Ml 3.16);

H) Dias Prolongados
"O temor do SENHOR prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados." (Pv 10.27).


CONCLUSÃO

“Temer a Deus” é, portanto, Reverenciar ou Respeitar ao Criador.

E este sentimento de Reverência e Respeito é uma prática que deve ser desenvolvida pelos Servos do Senhor. Todos aqueles que querem viver uma vida santa e irrepreensível deve observá-las, esta é uma ordem.
Veja: O QUE A BÍBLIA DIZ ;

Dt 13.4 "Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis."

Sl 22.23 "vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel";

Ec 12.13 "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem."

Um comentário:

Helena P. Santos disse...

Glorificado seja sempre o nome de nosso Senhor! Pois só a Ele pertence a honra e a glória!
Irmão, que verdade estamos vivendo dias difíceis quantas lutas e quantas lágrimas,o verdadeiro cristão está passando nesses dias, Mais louvado é o nome de Jesus, pois sabemos que muitas são as aflições dos justos mais o Senhor nos livra de todas (SL 34.19). Quanto aos ímpios sabemos o final. Vale a pena sim amado, a corôa está reservada aos que temem e treme diante da palavra de Deus, e procura andar em seus caminhos reconecendo a nossa insuficência, e reconhecendo o Senhorio de Crito, sabemos que o caminho é estreito, o caminho largo leva ao inferno, não troco Crito por nada prazenteiroso aqui, pois sei que é passageiro. A nossa riqueza é no céu, enquanto isso aqui, Ele dá graça para vencermos, e é promessa Ele passa consoco. Ele é o nosso piloto e conduz o nosso barco, com Ele nos guiando mesmo na dor, nas lágrimas temos alegria e gozo no coração a certeza da salvação, pois não estamos confiando em nada passageiro e perecível.Nós somos bem-aventurados,pois confiamos no Crito vivo. A paz irmão e que Deus continue abençoando,