segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

As novelas e o seu poder de destruição



Renato Vargens

Hoje parei para assistir a novela Duas Caras. Em pouco tempo observei cenas absolutamente degradantes. Vi uma filha desprezando a mãe, chamando-a de desgraçada, escorraçando-a com palavras chulas de sua casa; observei duas mulheres sexagenárias discutindo por dinheiro e bens; assisti o velho e odioso maniqueísmo presente no relacionamento entre Juvenal Antena e Marcondes Ferraço; além obviamente da promiscuidade existente nas relações de namoro.
Ora, é inegável que as novelas sempre foram veículos de discussão, legitimação e crítica social. No entanto, não é de hoje que elas deixaram de ser um simples passatempo, para tornar-se um veiculo destrutivo da moral e da decência.
Infelizmente as novelas têm nos últimos anos introduzido em nossos lares, gírias, neologismos, e conceitos anti-cristãos, isso sem falar no empobrecimento intelectual, onde o principal produto vendido aos expectadores é o lixo. As telenovelas tem ajudado a quebrar paradigmas na família, além de imprimir na sociedade brasileira, valores e modismos absolutamente antagônicos a Palavra de Deus.
O que percebo é que mais do que futebol e 'reality shows', a novela cada vez mais tem se tornado ópio do povo.
E a vida continua nos levando...


Renato Vargens

http://renatovargens.blogspot.com/2008/02/as-novelas-e-o-seu-poder-de-destruio.html