sábado, 13 de setembro de 2008

HORA CERTA


Havia um cego que pedia esmola à entrada do Viaduto do Chá, em São Paulo. Todos os dias passava um publicitário que deixava sempre algumas moedas no chapéu do pedinte. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:
- Cego de nascença. Uma esmola, por favor.
Certa manhã o publicitário teve uma idéia, virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. À noite depois de um dia de trabalho perguntou ao cego como é que tinha sido seu dia. O cego respondeu, muito contente: Até parece mentira. Mas hoje foi um dia extraordinário. Todos que passavam por mim deixavam alguma coisa. Afinal, o que o senhor escreveu no letreiro?
O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego.
A frase que fez com que muitos parassem e dessem maior atenção, era:
- Em breve chegará a primavera e eu não poderei vê-la.
A maioria das vezes não importa o que você diz, mas como você diz, por isso tome cuidado em como falar com as pessoas, pois isso tem um peso positivo ou negativo naquilo que você quer dizer.

Palavras atiradas ao vento
nunca mais são encontradas...
Ferem como adagas afiadas,
doem como calo em sapato apertado,
machucam como punhal,
provocam um desequilíbrio total...
Cuidado com o que voce diz,
nunca faça outra pessoa infeliz.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Crente não se suicida?

Crente não se suicida?

Texto de Solano portela



Nunca fiz um estudo bíblico detalhado sobre suicídio, apesar de ter escrito sobre eutanásia e muito do que aprendemos sobre esta prática se aplica ao suicídio, pois em ambas situações lidamos com a valorização da vida. Mesmo assim, tenho alguns pensamentos sobre o assunto.

Alguns apontam a morte de Sansão (Jz 16. 29-31) como sendo um exemplo de um servo de Deus que se suicidou. Mas observo que a posição de Sansão não pode ser vista como normativa ou até exemplificativa da questão. Sansão era mais um prisioneiro de guerra, do que qualquer outra coisa. Ele e o país se achavam em uma situação emergencial de conflito, como descrevem os capítulos 13 a 16 do livro de Juízes. Vemos, em sua ação, não um suicídio por desespero, pelo fato de estar cego, mas um ato de um guerreiro que não hesita em sacrificar sua vida em função de uma grande vitória - o seu brado final comprova isso (“morra eu com os filisteus!”).

Uma outra passagem é Jó 6.11. Ali vemos retratado o sentimento e desespero de Jó, no qual ele aventa o suicídio. No entanto, não o faz e não segue o "conselho" dos seus amigos, apesar de clamar: "Por que esperar, se já não tenho forças? Por que prolongar a vida, se o meu fim é certo?".

O apóstolo Paulo, em certa situação, diz preferir a morte mais do que a vida (Fl 1.23-24), mas ele faz uma avaliação racional da situação e verifica que a prioridade não é o alívio de suas dificuldades, que adviria com a morte, mas a fidelidade à sua missão na terra: "Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne".

Mas e se a racionalidade, que contextualizou as observações de Jó e de Paulo estiver momentaneamente, ou permanentemente, ausente? Será que uma pessoa, crente, não pode ser levada ao suicídio, em situações como esta?Outra questão a ponderar: não temos exemplo de suicídio consciente e aprovado nas Escrituras, mas, quando alguma pessoa coloca a sua vida em risco não dizemos: "isso é suicídio" – ou seja, se alguém sabe que a vida está em risco e não faz nada para impedir o risco e preservar à vida, interpretamos como suicídio. Mas e o caso do Senhor Jesus, que mesmo sabendo que iria morrer, seguiu o caminho da morte. E tem mais - ele disse que ninguém tirava a vida dele, ele a dava voluntariamente. É lógico que temos todos os qualificativos e aspectos de expiação e substituição vicária do plano de redenção e eles nos fazem não considerar a morte de Cristo como "suicídio".

Entretanto, será que não existem outros contextos explicativos, tais como perda da capacidade de raciocínio, ou distorção da capacidade adequada de julgamento, causada por pressão intensa circunstancial, etc. que possam levar um crente a este estágio?

Não tenho as respostas, mas não encontrando uma passagem explícita, nas Escrituras, que indique que o Espírito Santo impedirá que nossa natureza pecaminosa e o pecado do mundo se concretize em tal situação, tenho que deixar a possibilidade aberta e examinar caso a caso, em vez de fechar questão e categoricamente dizer: "crente não se suicida", como sempre aprendi, desde pequeno...

http://www.solanoportela.net/artigos/crente-suicida.htm

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Fundamentalismo em Pernambuco

Fundamentalismo em Pernambuco


///// Em 1923 cerca de 1.300 pastores da Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos assinaram a célebre "Afirmação de Auburn" em que negavam as doutrinas fundamentais chamando-as de teorias. Este grupo chegou a dominar o maior seminário americano Princeton, que tivera no passado vultos como Hodge, Warfield e o board de missões estran-
geiras de Nova Yorque.

///// Nesta época o grande batalhador pela fé e teólogo Dr. Gresham Machem, ladeado de colegas como os Drs. Robert Dick Wilson, Oswald T. Allis, Cornelius Van Til, e seguidos de jovens ministros, entre os quais Dr. Carl McIntire, organiza a junta independente de missões a fim de só enviar aos campos de trabalho missionários verdadeiramente fundamentalistas.

///// Estes pastores foram intimados a dissolver a junta sob a alegação de que ela representava falta de contribuição destes homens para com o programa oficial da Igreja. Como não atende-
ram a estas intimações estes homens foram depostos da ordem e excomungados pelos seus respectivos presbitérios, por ordem do supremo concílio da igreja arbitrária.

///// No Brasil a cena se repetiu em 1956 quando os Revs. Dr. Israel Furtado Gueiros, Prof. Ageu Vieira, Prof. Uzzae Canuto, Francisco Gueiros e Antônio Carvalho foram, pelos seus respectivos presbitérios, depostos do ministério e excomungados como os seus colegas americanos o tinham sido, por motivos absolutamente idênticos, sob os mesmos pretextos e com a mesma prepotência.


Precursores do movimento fundamentalista em Pernambuco


///// Nomes como: John Rockwell Smith, Dr. George William Butler, William Calvin Porter, Juventino Marinho e Rev. Dr. Antônio Almeida figuram nesta galeria de vultos fundamen-
talistas. Dentre eles o mais destacado nesta luta em defesa da fé, sem desmerecer os nomes citados, foi o Rev. Jerônimo Gueiros.

///// O movimento fundamentalista no Brasil originou-se em Pernambuco e teve como precursor o Rev. Jerônimo Gueiros, que lutou contra o catolicismo romano no Ceará, contra a heterodoxia, contra o espiritismo e contra o modernismo teológico.

///// Surgiu em 1932 a luta dentro da própria Igreja Presbiteriana do Brasil, ano em que oficialmente, ainda que num concílio irregular, entrou na Constituição que lhe foi imposta, o dedo do modernismo teológico. Lá (na Constituição) apareceu uma idéia que admitiu a possibilidade antibíblica de mulheres receberem ordens para o exercício de ofícios dentro da Igreja. Levantou-se a voz do norte, pela pena do Rev. Jerônimo Gueiros, mas a sua voz não foi ouvida. Não se discutia a questão para que ela morresse no espírito irrequieto desse norte acostumado a sofrer.

///// A questão foi, pelos trâmites legais, do presbitério sulino ao sínodo. Chegou ao Supremo Concílio em Fortaleza, mas não teve solução. O protesto da única voz que se levantou em plenário foi abafado e com ele as esperanças de correção diminuíram mas não se extinguiram no espírito do Prof. Jerônimo Gueiros.

///// Foi quando se preparou para ser posto fora da Igreja, sem que as propriedades que custaram o esforço e o suor do seu povo fossem sacrificadas como em outras terras já acontecera. Juridicamente fora, praticamente dentro da Igreja, aguardou a solução final que só apareceu em 1950 no Supremo Concílio de Caratinga � MG.

///// Foi logo depois desse fato que pronunciou um discurso com que recebia um seu irmão de ideais, vindo dos Estados Unidos, o Rev. Carl MacIntire. Diante da Igreja Presbiteriana da Boa Vista, em seu discurso de recepção ao Rev. MacIntire, em 1951, assim se expressou:

///// �Dr. MacIntire:
///// Nesta hora solene desejo que ouçais da minha própria boca, a síntese do que penso quanto à atitude que devemos manter, no seio da cristandade, neste momento crítico de conflito nunca visto entre a luz e as trevas, entre os ensinos de Deus e da Bíblia e os erros do modernismo teológico e seus disfarces... Posso, pois, dar praticamente as destras da fraternidade a vós e a todos os vossos companheiros que ora vos empenhais, em todo o mundo, no santo propósito de acordar o espírito de pureza doutrinária das igrejas fiéis à Bíblia, para o santo combate da fé contra a apostasia e contra a tentativa de consenso entre o Templo de Deus e os ídolos. Dada a minha fidelidade à pureza da doutrina cristã é grande o meu prazer em vos saldar nesta hora solene de encontro fraternal.�

(Anais do Centenário da Igreja Presbiteriana do Recife � 1978)


///// Nos últimos dias de vida, o Rev. Jerônimo Gueiros, suspirando por mais vida para lutar o santo combate da fé, deu um último conselho ao seu sobrinho que também era pastor. �Meu filho, sustenta a bandeira, prega o evangelho�. O sobrinho era o Rev. Israel Gueiros. Ao ver aproximar-se o fim manda um recado, pelos filhos, ao rev. Israel: �Digam a Israel que pregue o evangelho de São João�. Momentos depois dormiu no Senhor.


Fundação do Presbitério do Norte da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil

///// Em 27 de julho de 1956 a Igreja Presbiteriana do Recife renunciou temporariamente a jurisdição da Igreja Presbiteriana do Brasil, passando a reger-se pelo velho Livro de Ordem, até que a Igreja Presbiteriana do Brasil desfizesse a injustiça que fora consumada contra o Rev. Israel Gueiros, pastor da referida igreja, por um tribunal em que os próprios acusadores se constituíram em juízes.

///// As acusações feitas ao Rev. Gueiros foram as de ter afirmado o seguinte:

- Que o seminário é controlado pelas missões
- Que a liderança da instituição é definitivamente a favor do Concílio Mundial de Igrejas
- Que os missionários não levantaram objeções ao incidente do professor que alegou haver erros na Bíblia
- Foi necessária uma ação unânime do sínodo para a remoção do professor

///// O Rev. Gueiros afirmou ter feito estas declarações e provou que elas eram verdadeiras, conforme citado no livro �Perseguido mas não Desamparado� (pág 49 � 53/1958).

///// No mês de maio do mesmo ano os membros do presbitério de Pernambuco solicitaram a executiva do mesmo que convocasse uma reunião extraordinária do presbitério para ouvir o referido ministro acerca dos seguintes itens:

- Acusações graves contra pastores que não apóiam o movimento liderado por Carl MacIntire.
- Utilização da autoridade que os cargos eclesiásticos lhe conferem para atentar ostensivamente contra a unidade da Igreja, concitando ao cisma.
- Uso do nome de concílios e ministros da Igreja Presbiteriana do Brasil para uma campanha financeira nos Estados Unidos com a finalidade de angariar meios para organizar e manter um novo seminário teológico no Recife.
- Acusações graves contra o Seminário Presbiteriano do Norte para justificar a existência do novo seminário.
- Declaração de ter sido forçado a renunciar ao professorado do seminário (SPN) por combater o Modernismo dentro da denominação.

///// O presbitério reunido como tribunal em 01/08/1956 para julgar o processo instaurado contra o ministro presbiteriano Israel Furtado Gueiros considerou-o culpado e aplicou a pena de afastamento dos ofícios com comunhão e por tempo indeterminado. (Perseguido mas não Desamparado, pág 98 � 91)

///// O Rev. Israel Gueiros então apelou para o tribunal do Sínodo Setentrional mas o Tribunal do Presbitério de Pernambuco, examinando o recurso de apelação interposto pelo Dr. Gueiros, resolveu não encaminhar os autos para o sínodo por considerar a apelação prejudicada pelos seguintes atos praticados pelo réu:

- Não se submeter à pena de afastamento dos ofícios, por tempo indeterminado, aplicada por este Tribunal.
- Incitar e promover um cisma na Igreja Presbiteriana do Recife.
- Inaugurar e manter um novo seminário teológico no recife, contra as determinações da Constituição da IPB.
- Declarar de púlpito que não se afastaria do pastorado da Igreja Presbiteriana do Recife.

///// O Tribunal do Presbitério de Pernambuco resolve:

- Depor o Dr. Israel Furtado Gueiros do ofício de ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil e excluí-lo da comunhão da Igreja.
- Apelar, extraordinariamente, destas resoluções para o Tribunal do Supremo Concílio, na forma do artigo 127, letra B, in fine, do Código de Disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil.

///// Isto aconteceu no mês de agosto de 1956. Não podemos precisar o dia pois o Tribunal se reuniu para apenas referendar o que veio de reuniões e conciliábulos secretos, pois, a sentença foi lavrada por alguém, com antecedência, por alguém fora do Tribunal que a mandou datilografar deixando a data em branco, por não saber quando o mesmo iria deliberar. Por um destes descuidos providenciais a cópia da sentença que foi enviada ao Rev. Gueiros está sem data. �Sala das seções, ..... Agosto de 1956�. Ficou espaço para ser colocada a data quando tomassem a resolução, e alguém esqueceu de encher o espaço. Isto sem falar no absurdo da irregularidade do Tribunal constituído, tendo como juízes os próprios acusadores.

///// O Rev. Israel Gueiros foi expulso da Igreja Presbiteriana do Brasil quando completava 25 anos de ministério. Agora se encontrava só com a sua igreja, e uns poucos pastores que aderiram à sua causa. Foi quando em contato com o presbítero Joselindo Cordeiro Sobral, então presbítero da Igreja Presbiteriana do Catonho � Garanhuns/PE, e que passava pelas mesmas dificuldades com a sua igreja disse ao Dr. Gueiros: �Israel, não existe presbiteriano sem presbitério, temos o número suficiente de igrejas para formar um�. Estas palavras foram um incentivo ao Rev. Gueiros que o levou a formar o Presbitério do Norte da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, em 21 de setembro de 1956 com quatro igrejas, a saber:

- Igreja Presbiteriana do Recife
- Igreja Presbiteriana do Catonho
- Igreja Presbiteriana do Fama
- Igreja Presbiteriana do Bongi

///// A reunião histórica da formação do presbitério aconteceu na Igreja Presbiteriana do Recife e aqui vai uma transcrição do resumo da ata desta primeira reunião do Presbitério do Norte da I.P.F. do Brasil:

�Depois do culto de Ações de Graças pelo jubileu de prata do ministério do Rev. Dr. Israel Gueiros, em que o orador oficial foi o Rev. Roderick Carneiro de Melo, foi declarado fundado o Presbitério do Norte e, como também, a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, tudo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e para a prosperidade do Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Foram arrolados oficialmente neste presbitério os seguintes membros: Revs. Dr.Israel Furtado Gueiros, Roderick carneiro de Melo, Uzzai Canuto, Ageu Vieira e presbíteros Joselindo Cordeiro Sobral � representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Catonho. Antônio Ferreira dos Santos � representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Fama.. Dr. Emerson Pinto da Silva Souto � representante da Igreja Presbiteriana do Recife e Abel de Lima Albuquerque (no dia 23 de setembro) representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Bongi. Mesa: presidente Rev. Dr. Israel Gueiros Furtado Gueiros; vice-presidente Rev. Uzzai Canuto; secretário permanente Rev. Roderick Carneiro de Melo; tesoureiro presbítero Israel Oliveira�

(Jornal a Defesa � 01 � 20/11/1956)


///// Uma das resoluções daquele presbitério foi filiar a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil a C.I.E.F. � Confederação das Igrejas Evangélicas Fundamentalistas do Brasil e ao I.C.C.C � Concílio Internacional de Igrejas Cristãs.

Desenvolvimento do trabalho fundamentalista em Pernambuco

- Inaugurada a Congregação Presbiteriana Fundamentalista do Engenho do Meio em Agosto de 1956.
- Organiza-se a I.P.F do Bongi em 23 de setembro de 1956 com 44 membros sendo o seu primeiro pastor o Rev. Antonio de Carvalho.
- Fundada a I.P.F em Poço das Ovelhas, município de Pedra � Garanhuns em 02 de novembro de 1956 com 40 membros. Na sua fase de organização tinha na Escola Dominical 80 alunos e 24 sócias na sociedade auxiliadora.
- Organizada a I.P.F de Abreu e Lima em 27 de janeiro de 1957 sendo empossado no cargo de pastor o Rev. Francisco Gueiros. Até a sua organização a igreja esteve sob os cuidados do seminarista Cleto Portela.
- Organizada a I.P.F de Garanhuns em 10 de fevereiro de 1957, pastor Rev. Israel Gueiros e co-pastor Rev. Ageu Vieira.
- Aberto um trabalho em Ingazeiras em agosto de 1957. Também em Tavares na Paraíba.
- Inaugurada a I.P.F. do Paulista em 08 de setembro de 1957.
- Inaugurada a I.P.F. do Ipsep em 31 de outubro de 1957.
- Inaugurada a Congregação Presbiteriana Fundamentalista de Arcoverde em dezembro de 1957 com 224 pessoas.
- Inaugurada a Congregação em Olinda (provavelmente em maio de 1958).
- Adesão, por unanimidade, da Igreja Presbiteriana de Gameleira � PE a I.P.F do Brasil em 28 de maio de 1961.
- Fundada a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Cabo no dia 06 de setembro de 1971.
- Seminário Teológico fundado em 12/08/1956. Iniciou-se com precários recursos mas com muita confiança em Deus com pouco mais de um ano já contava com trinta alunos.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Início da IPF em Santa Terezinha PE


Foto da Reunião para emancipação da IPF em Sta Terezinha PE Ano 1984

Ata de organização

Ata de organização da igreja presbiteriana Fundamentalista em Santa Teresinha PE As dezenove horas e trinta minutos, do dia primeiro de abril de mil novecentos e oitenta e quatro no templo da congregação Presbiteriana Fundamentalista em Santa Teresinha, reuni-se a comissão nomeada pelo presbitério de Pernambuco da igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil,sob a presidência do Rev.Israel Furtado Gueiros Filho,composta dos Reverendos Laudo Almeida, ausente por motivos de saúde e substituído pelo sr.moderador do presbitério Rev.dr. Israel Furtado Gueiros, Rev.Almir Pereira dos Santos e do presbítero Lúcio Fernandes de Carvalho. Depois de iniciados os trabalhos o relator passa a direção ao moderador do presbitério, sendo feito o arrolamento dos membros que constituirão a Igreja Presbiteriana Fundamentalista em Santa Teresinha. Após procede-se a cerimônia de organização sendo feita a leitura de 1 Timóteo 3, Depois da qual é feita a eleição dos oficiais sendo escolhidos os seguintes irmãos: Para presbíteros, José Luiz Filho e Raimundo Soares Marcelino ambos por unanimidade e para diácono os irmãos Antônio Luiz Neto e José Francisco de Almeida. Prosseguindo é feita uma oração pelo Presbítero Lúcio Fernandes de Carvalho; O moderador encerra o trabalho com a bênção apostólica. Santa Terezinha 01 de abril de 1984.

As fotos a seguir são do ano 2000 período em que o templo estava sendo reformado








Novo Templo


Pastores que cordenaram a igreja Presbiteriana Fundamentalista Betel

Os seguintes pastores estiveram a frente da I.P F Betel :

Almir Pereira dos Santos;
Pr Almir e família!


Osias Cardoso; Rev. Osias Cardoso e esposa Regina

Oracildo Batista de Brito; (Oracildo Brito e sua esposa Edilma)


Osmar Damasceno Sanches; (Pr Osmar,Sua esposa Roseli e sua filha Emili)


Luiz Ronilson Gil de Souza; (Rev Luiz Ronilson e sua esposa Jairene)


Davi Araújo Buriti. Pr Davi Buriti e sua esposa Francilene


Davi Gomes do Nascimento (Pastor atual) Rev Davi Gomes e sua esposa Elizama



Atual sessão: Rev. Davi Gomes, Presbíteros, Paulo Tadeu Félix da Silva, Maurício Soares de Brito Mesa Diaconal: Valmir Siqueira e Antônio Luiz Neto.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

VOCÊ DIZ EU TE AMO?



Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa, jogando bolinhas de gude.
- Meu querido irmão, eu te amo muito e nunca quero me separar de você!
Ricardo, sem dar muita importância ao que Júlio disse, pergunta:
- O que deu em você moleque?
Que conversa besta é essa de amar? Quer calar a boca e continuar jogando?
E os dois continuaram jogando a tarde inteira até anoitecer.
À noite, o senhor Jacó, pai dos garotos, chegou do trabalho.
Estava exausto e muito mal humorado, pois não havia conseguido fechar um negócio importante..
Ao entrar, Jacó olhou para Júlio, que sorriu para o pai e disse:
Olá Papai, eu te amo muito e não quero nunca me separar do senhor!
Jacó, no auge de seu mau humor e stress, disse:
- Júlio estou exausto e nervoso. Então, por favor, não me venha com besteiras!
Com as palavras ásperas do pai, Júlio ficou magoado e foi chorar no cantinho do quarto.
Dona Joana, mãe dos garotos, sentindo a falta do filho foi procurá-lo pela casa, até que o encontrou no cantinho do quarto com os olhinhos cheios de lágrimas.
Dona Joana, espantada, começou a enxugar as lágrimas do filho.
E perguntou:
- O que foi Júlio? Por que choras?
Júlio olhou para a mãe, com uma expressão triste e lhe disse:
- Mamãe, eu te amo muito e não quero nunca me separar da senhora!
Dona Joana sorriu para o filho e lhe disse:
- Meu amado filho ficaremos sempre juntos!
Júlio sorriu, deu um beijo na mãe e foi deitar-se.
No quarto do casal, ambos se preparando para se deitar, Dona Joana pergunta para seu marido Jacó:
- Jacó, o Júlio está muito estranho hoje, não acha?
Jacó, muito estressado com o trabalho,disse à esposa:
- Esse moleque só está querendo chamar a atenção... Deita e dorme mulher!
Então, todos se recolheram e todos dormiam sossegados.
Às duas horas da manhã, Júlio se levanta e vai ao quarto de seu irmão Ricardo e fica observando-o dormir...
Ricardo, incomodado com a claridade, acorda e grita com
Júlio:
- Seu louco apaga essa luz e me deixa dormir!
Júlio, em silêncio, obedeceu ao irmão, apagou a luz e se dirigiu ao quarto dos pais...
Chegando lá, ascendeu a luz e ficou observando seu pai e sua mãe dormirem.
O senhor Jacó acordou e perguntou ao filho:
- O que aconteceu Júlio?
Júlio, em silêncio, só balançou a cabeça em sinal negativo, respondendo ao pai que nada havia ocorrido.
Daí o senhor Jacó, irritado, perguntou ao Júlio:
- Então, o que foi moleque?
Júlio continuou em silêncio. Jacó, já muito irritado, berrou com
Júlio:
-Então vai dormir seu doente!
Júlio apagou a luz do quarto, dirigiu-se ao seu quarto e deitou-se.
Na manhã seguinte todos se levantaram cedo. O senhor Jacó iria trabalhar, a dona Joana levaria as crianças à escola. E Ricardo e Júlio...
Mas Júlio não se levantou.
Então, o senhor Jacó, que já estava muito irritado com Júlio, entrabufando no quarto do garoto e grita:
-Levanta seu moleque vagabundo!
Júlio nem se mexeu.
Então, Jacó avança sobre o garoto e puxa com força o cobertor do menino com o braço direito levantado, pronto para lhe dar um tapa, quando percebe que Júlio estava com os olhos fechados, e que estava pálido.
Jacó, assustado, colocou a mão sobre o rosto de Júlio e pôde notar que seu filho estava gelado.
Desesperado, Jacó gritou, chamando a esposa e o filho Ricardo, para verem o que havia acontecido com Júlio...
Infelizmente o pior.
Júlio estava morto e sem qualquer motivo aparente.
Dona Joana, desesperada, abraçou o filho morto e não conseguia nem respirar de tanto chorar.
Ricardo, desconsolado, segurou firme a mão do irmão e só tinha forças para chorar também.
Jacó, em desespero, soluçando e com os olhos cheios de lágrimas, percebeu que havia um papelzinho dobrado nas pequenas mãos de Júlio.
Jacó, então, pegou o pequeno pedaço de papel. E havia algo escrito com a letra de Júlio.
-"Outra noite Deus veio falar comigo através de um sonho.
Disse a mim que, apesar de amar minha família e de ela me amar, teríamos que nos separar.
Eu não queria isso, mas Deus me explicou que seria necessário.
Não sei o que vai acontecer, mas estou com muito medo.
Gostaria que ficasse claro apenas umacoisa:
-Ricardo, não se envergonhe de amar seu irmão.
-Mamãe, a senhora é a melhor mãe do mundo.
- Papai, o senhor de tanto trabalhar se esqueceu de viver.
- Eu amo todos vocês!"
-Quantas vezes não temos tempo para parar e amar, e receber o amor que nos é ofertado?
Talvez quando acordarmos possa ser tarde demais... Mas ainda há tempo!

domingo, 7 de setembro de 2008

A moeda


Um especialista em moedas falsas passava o dia estudando uma única moeda de ouro. Dias e dias, meses a fio. Sempre a mesma moeda. As pessoas ficavam curiosas para saber porque ele não escolhia outra, uma falsa, por exemplo, para descobrir o que estava errado. Mas ele não queria saber de outra.
Um dia alguém criou coragem o suficiente e perguntou ao especialista.
Se o senhor é contratado para descobrir moedas falsas, por que só estuda essa moeda e nem olha para as falsas?
Meu amigo, disse o estudioso, eu não preciso conhecer as moedas falsas. Se eu estudar a moeda verdadeira, cada detalhe, cada desenho, até tê-la gravada na minha memória e no coração, eu saberei reconhecer uma moeda falsa assim que puser o olho nela, mesmo que seja uma diferença quase invisível, porque eu não serei enganado jamais.
Assim precisa ser um cristão. Se ele procurar conhecer a Cristo, estudar a Bíblia todos os dias, e gravá-la no coração, ele saberá logo quando quiserem lhe ensinar um falso ensinamento. Ele conhece o Cristo Verdadeiro e não se deixa enganar.
João 8.32: “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.”

Pedras Preciosas


Certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia. Pensava desta forma:
Se tivesse um carro novo, seria feliz;
Se tivesse uma casa grande, seria feliz;
Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz;
Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz, quando tropeçou em uma sacolinha cheia de pedras.
Ele começou a jogar as pedrinhas uma a uma no mar cada vez que dizia:
Seria feliz se tivesse. Assim o fez até que somente ficou com uma pedrinha na sacolinha, que decidiu guardá-la.
Ao chegar em casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.
Você imagina quantos diamantes ele jogou ao mar sem parar para pensar?
Assim são as pessoas que jogam fora seus preciosos tesouros por estarem esperando o que acreditam ser perfeito ou sonhando e desejando o que não têm, sem dar valor ao que têm perto delas.
Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são.
Cada pedrinha deve ser observada, pois pode ser um diamante valioso. Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso, valioso e insubstituível. Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo.
E você como anda jogando suas pedrinhas?
Elas podem ser seus familiares, os amigos, os colegas, as oportunidades e até mesmo seus sonhos.