sábado, 8 de novembro de 2008

QUATRO ESPOSAS


Era uma vez um rei que tinha 4 esposas.
Ele amava a sua 4ª esposa e vivia lhe dando lindos presentes, jóias e roupas caras. Dava-lhe sempre de tudo e do melhor.
O rei também amava muito a sua 3ª esposa e gostava de exibi-la aos reinos vizinhos. Mas, ele tinha muito medo que um dia ela o viesse a deixar, trocando-o por outro rei.
Ele também amava a sua 2ª esposa. Esta era a sua confidente e estava sempre pronta para ele, com amabilidade e paciência. Sempre que o rei tinha alguma dificuldade ou problema, era com esta que o rei podia contar, para atravessar as dificuldades.
Já a 1ª esposa era uma parceira fiel e fazia de tudo que estava ao seu alcance para manter o rei muito rico e poderoso. Mas, o rei não amava a sua 1ª esposa e, apesar de ela o amar profundamente, ele mal tomava conhecimento dela.
Um dia aconteceu uma desgraça: o rei descobriu que estava muito doente e à beira da morte. Analisou sua vida e constatou que agora tinha quatro esposas, mas quando morresse ficaria sozinho. Por isso, tratou de agir.
Chamou a 4ª esposa a quem disse: - Querida eu te amei muito e te cobri das mais finas roupas e jóias. Mostrei o quanto te amava e cuidei bem de ti. Agora que eu descobri que estou morrendo, gostaria de saber se estás disposta a morrer comigo e me fazer companhia? – ‘De jeito nenhum!’ respondeu a 4ª esposa e saiu do quarto sem olhar para trás. A reposta cortou o coração do rei como se fosse uma faca afiada.
Triste e decepcionado procurou a 3ª esposa a quem disse: ‘Eu te amei muito a vida inteira. Agora que estou morrendo, quero saber se você é capaz de morrer comigo para não me deixar sozinho?’ “Não!!!”, respondeu a 3ª esposa. “A vida é boa demais. Quando você morrer, eu vou é casar de novo”. O coração do rei sangrou e gelou de tanta dor.
Dirigiu-se então a 2ª esposa e lhe disse: “Eu sempre recorri a você quando precisei de ajuda e você sempre esteve ao meu lado. Quando eu morrer, você é capaz de morrer comigo e me fazer companhia?” – “Sinto muito ... mas ... desta vez eu não posso fazer o que me pedes”, respondeu a 2ª esposa. “O máximo que eu posso fazer é enterrar você.” Esta resposta caiu qual um trovão sobre o rei que ficou arrasado.
Então uma voz se fez ouvir. “Eu partirei com você e o seguirei por onde você for”. O rei levantou os olhos e lá estava a sua primeira esposa, magra, mal nutrida e muito sofrida. Com o coração partido o rei falou: “Eu deveria ter cuidado muito melhor de você, enquanto podia e tinha tempo”.
Na verdade, todos os seres humanos tem estas ‘quatro esposas’ em suas vidas. A 4ª esposa é o nosso corpo. Apesar de todos os esforços que fazemos por mantê-lo saudável e bonito, ele não nos acompanhará no momento da morte ... A 3ª esposa são as nossas posses, propriedades e riquezas. Quando morrermos, tudo o que temos irá para os outros. A 2ª esposa representa a família e os amigos. Apesar de nos amarem muito e sempre nos apoiarem, quando morrermos, o máximo que poderão fazer é nos enterrar.
A nossa 1ª esposa é o nosso Espírito. Quantas vezes, como a história do rei mostra, as pessoas se esquecem de cuidar do espírito, priorizando a aparência, a riqueza, o poder, os prazeres!

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mt 16:26)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Você Precisa ver para crer?



João 20:29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

O texto lido mostra que Jesus havia aparecido aos discípulos alguns dias após ter ressuscitado; Em sua primeira aparição Tomé não estava presente, mesmo assim ele foi informado que Jesus estivera com eles. O difícil era fazer Tomé acreditar que era mesmo o Mestre que tinha estado ali;
Não que ele desconfiasse de seus amigos que por sinal eram os discípulos de Cristo;

Mas certamente ele questionou: “vocês devem estar enganados, deve ter sido alguém parecido com Ele e vocês confundiram”.
E talvez depois de tanta insistência dos discípulos, Tomé disse:

“Eu só acredito vendo”. V 25 “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.”

Oito dias depois, Jesus reaparece aos discípulos e dessa vez Tomé estava presente; e certamente Jesus ao ver o aspecto espantado de Tomé, como o de quem pensa: “estou vendo mas não estou acreditando”

O Senhor Jesus após cumprimentar os outros chega para Tomé e diz: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. V 27

Foi quando Tomé acreditou e reconheceu o Mestre dizendo: Senhor meu, e Deus meu!

Quantas pessoas já não disseram as seguintes palavras:
“ como eu queria ter vivido nos dias de Cristo, para ter contemplado os milagres as maravilhas e ter estado ao lado dEle, conversado com Ele, em fim contempla-lo face a face.”

Mas o que Jesus falou a Tomé no verso 29 chama-nos atenção e enche-nos de gozo: Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

A palavra de Deus diz que o justo viverá pela fé. Hb 10:38.

E qual o conceito que temos sobre fé? Será que seu conceito, opinião ou atitude é a de Tomé? Que precisou ver para crer?
Afinal o que é fé?
A resposta para essa pergunta está em Hebreus 11:1
ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

A promessa que você está esperando de Deus, Ela vai chegar; Mas ai pergunto, vc está realmente crendo ou está sendo um Tomé da vida? Daquele que diz: “eu só acredito vendo”

Lembre-se que a palavra de Deus diz que sem fé é impossível agradar a Deus.

Precisamos crer que Ele está conosco mesmo que não vejamos com os olhos naturais!

Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?
O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.
O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.

Ele não pode gritar por socorro para ninguém.
Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.
Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.

O menino está naturalmente amedrontado.
Ele pode ouvir toda espécie de barulho.
Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele.
Talvez alguns humanos possam feri-lo.
Os insetos e cobras podem vir picá-lo.
Ele pode estar com frio, fome e sede.

O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda .
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.
Finalmente....

Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida.
Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele.
Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.

Nós também nunca estamos sozinhos!
Mesmo quando não percebemos, Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'.
Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo.

Moral da história:
Apenas porque você não vê Deus, não significa que Ele não esteja conosco.
Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material.

E fé é assim, é como um salto que vc dá no escuro mas na certeza que cairá nos braços do Pai.

Bem aventurados são os que não vêem mas crêem!!!