quinta-feira, 27 de setembro de 2007

INVERSÃO DE VALORES II

Inversão de valores II TM 4:3-5

Vimos no primeiro estudo alguns pontos sobre a perversão dos valores;
Pudemos observar um lado moral, onde os homens instigados por satanás e entregue aos prazeres carnais deleitam-se nas práticas contrárias a natureza e a Lei de Deus.

Pudemos então observar a inversão do princípio de namoro cristão como uma base para o casamento;

A questão do ato sexual apenas no casamento; A questão do sexo dentro dos parâmetros naturais, também entramos um pouco na questão cientifica onde a maioria pervertida nega a criação bíblica e sustentam a evolução.

Hoje, no entanto veremos a inversão de valores de um lado religioso, ou seja, as perversões que temos visto no âmbito da igreja, na prática religiosa, em fim, no culto e na adoração.

O efeito da perversão da adoração instintiva a Deus é a perversão de outros instintos, que se afastam de suas funções apropriadas.

Analisando a Igreja de hoje percebe-se que ela está enfrentando duas grandes crises: Crise doutrinária e crise moral-espiritual. Ela está, como o apóstolo já previa, apostatando da verdadeira fé (I Timóteo 4:1). Vamos ver porque.

1- Perversão da doutrina bíblica

Existem muitas heresias penetrando a Igreja. Muitas dessas heresias vêm da parte dos chamados neo-pentecostais, que são o maior grupo evangélico do país,
e têm muitos canais de televisão, onde propagam suas doutrinas estranhas, mais centradas no poder do homem que no poder de Deus. Uma delas é a famosa doutrina da determinação;

Segundo esse ensino, Deus é uma espécie de gênio da lâmpada, que está na Igreja somente para realizar os nossos pedidos. A maioria dos cristãos; dessas igrejas estão lá para pedirem,

e pedirem não bens espirituais, mas materiais. A adoração passou para 2º plano, Deus já não é mais adorado em espírito e em verdade; (João 4:24), mas as pessoas somente determinam; que querem tal coisa, e Deus tem que dar de qualquer jeito. (Isso é inversão de valores)

Como diz a música do grupo Logos: Quem antes era servo agora acha-se Senhor, dizendo a Deus como Ele tem que agir. (inversão de valores). É Deus quem determina, é Ele quem exige de nós e não nós dEle.

Essas heresias estão invadindo até as igrejas em geral. Quebra de maldição, prosperidade, determinação, são palavras que estão entrando no vocabulário de muitas denominações.

O chamado Evangelho de Prosperidade está conquistando muitas pessoas e muitas igrejas. Mas será esse o evangelho de Cristo?

Vemos ainda a materialização da fé, ou seja, os fieis são levados a depositar sua fé em um copo com água, água benta, água ungida, uma peça de roupa, galho de arruda, etc.

O conhecimento bíblico na Igreja vem abaixando cada vez mais. As pessoas não querem saber mais de Bíblia. Se você pregar para esses cristãos que Maria pode curar também,
pode ter certeza que quase toda a cristandade evangélica irá buscar apoio em Maria, pois não tem conhecimento bíblico, só querem milagres e prosperidade. Seu conhecimento é superficial, não tem nenhuma profundidade.

O Apostolo Paulo escrevendo a Timóteo em 1ª TM 1:3 diz
Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina”,

Em 2ª TM 4:3 ele diz:
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”;

É o que temos visto, muitos “doutores” teólogos que ensinam uma doutrina diferente que vai além da verdadeira doutrina bíblica.
E sobre isso o Apostolo Paulo falou:

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”. (maldito)GL 1:8,9

Ai ficamos preocupados por saber que muita gente é adepta desses grupos que pregam um outro evangelho que inverte os valores; acaso não estaria esse povo também debaixo de maldição?.

Hoje a Igreja não quer mais pregar a mensagem da cruz. Isso está fora de moda.
Não querem mais Bíblia na Igreja, querem shows e mais shows.
O negócio é a religião show!
Bíblia, oração, adoração, amor ao próximo, evangelismo, tudo isto está ultrapassado. É uma pena, o diabo está conseguindo arrebanhar milhares!

2- Perversão na adoração

A falsa adoração é denunciada, por exemplo, pelo profeta Isaías (Is 1.10) e pelo profeta Malaquias (Ml 1.10). O que é a falsa adoração? É quando o nosso coração está longe de Deus (Mt 15.8).

Em João 4.23, Jesus declara que Deus busca por pessoas que O adorem de verdade: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

A nova onda do momento chama-se a “unção dos quatro seres”
Está se tornando cada vez mais comum entre a juventude evangélica brasileira se falar na tal "unção dos quatro seres".

O que isso seria exatamente? Baseando-se em Ap.4:6-8 que descreve quatro seres viventes, um semelhante ao leão, outro semelhante a águia, outro semelhante ao novilho e outro semelhante ao homem,

alguns ministérios estão tolerando e incentivando que pessoas em estados alterados de consciência imitem os seres descritos.

Um ruge como leão, outro bate os braços como se fosse uma águia, outro imita um novilho, e o que supostamente teria a "unção do homem" começa a chorar.

Em primeiro lugar o termo "unção dos quatros seres" não aparece em nenhum lugar das Escrituras.
Em toda a historia do cristianismo, não existe qualquer referência à referida unção. Além do mais, os seres dizem: Santo, Santo, Santo, em vez de rugir, chorar ou coisa parecida.

O que temos visto é uma perversão de valores;
Em Anápolis Goiás, a vocalista do Diante do Trono:
Ana Paula Valadão aprontou umas dessas perversões;

Ela afirmou que no show em Anápolis, começou a pular, pular cada vez mais alto e de repente sentiu o desejo de se abaixar e sair andando como Leão,
Diz ela que era o Leão da tribo de Judá.

Será que Deus nos fez para andarmos como leão? Jesus é o Leão.. quantas vezes Jesus saiu andando que nem leão? se Ele que é o Leão não fez isso, temos que aturar essas coisas?

Perversão dos valores, onde a verdadeira adoração deixa de ser em Espírito e em verdade e passa a ser puro emocionalismo ou mesmo entretenimento que é o caso dos cultos em forma shows que atrai multidão.

3- O Propósito ou o fim principal do culto e adoração!

MacArthur Jr dizia o seguinte:
“Muitas pessoas acreditam que Deus aceitará qualquer coisa oferecida por adoradores bem-intencionados”.

Isso faz-nos lembrar 1ºSamuel 15 quando Samuel mandou Saul destruir os amalequitas e todos os animais que lhes pertencia; bois, ovelhas, camelos...

Saul saiu e cumpriu a ordem conforme a palavra do profeta; no entanto ele poupou a agague e ao melhor das ovelhas e das vacas,
e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.

Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR.
Então disse Samuel:

Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?
E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.

Por causa disso Saul pagou um alto preço: 1ºSM 15:22
Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR?

Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Está claro, porém, que a sinceridade ou boa intenção não é prova de um culto verdadeiro. Qualquer culto anormal ou elaborado por conta própria são totalmente inaceitáveis para Deus”

A igreja é uma comunidade comprometida com sua liturgia e ordem, para que seu culto expresse a glória do Adorado, e a obediência dos adoradores.

Nesse caso onde é que acontece uma inversão de valores aqui?
_Quando a adoração não é verdadeira, mas apenas formal. (IS 1:12) Quando vindes para comparecer perante mim...

_Quando o homem visa seu próprio bem estar!
_Quando o homem busca sua própria glória; (ig, tal.. endereço da bênção)

O texto de 2 TM 4:3-5 lido no início demonstra tudo isso que tem acontecido:
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

É necessário sempre pregar a verdade do evangelho justamente porque muitos não a pregam. Alguns procuram atualizar o evangelho para que este seja mais agradável aos ouvintes.E com isso invertem os valores.

A Bíblia, porém, ensina que a palavra de Cristo julgará a todos no último dia
(João 12:48), e que qualquer mudança trará somente a condenação (2 João 9-10). Que diz:

“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho”.
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.”
A vida de Paulo é um exemplo notável deste trabalho. Encarando a certeza de sua morte, ele reflete com confiança sobre seu serviço ao Senhor.
Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé, exatamente como ensinou Timóteo a fazer (2TM 1:13-14).

Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.”
Todos aqueles que amam a vinda de Cristo estarão se preparando e preparando outros, com a pregação do evangelho puro, para que possam receber o galardão de Deus (4:8).

Encerro aqui usando as palavras de Judas 3:
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez por toda foi entregue aos santos”.

Pr Davi Buriti

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

INVERSÃO DE VALORES I

(1ªJoão 2:15-17)

Esta passagem, bem como muitas outras, diz-nos que o mundo está cheio do mal e da impiedade. Satanás Procura de todas as maneiras levar o homem a inverter os valores, perverter a humanidade e levá-la a perverter os preceitos divinos, a Lei de Deus.

O Texto Central diz:
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.

O mundo aqui se refere aos sistema de vida, orientada por satanás e Separada de Deus. Mundo significa: os prazeres imorais e pecaminosos do povo, rebelião contra Deus, desobediência à Palavra de Deus, por falta de submissão ao senhorio de Cristo.

O mundo na Bíblia é o sistema de Satanás que se opõe à obra de Cristo na terra. Esse sistema se opõe a tudo o que é piedoso. “O mundo inteiro jaz no maligno” (1 Jo 5:19). Jesus chamou o diabo de “príncipe deste mundo” (Jo 12:31).

Satanás emprega as idéias mundanas, de moralidade sem conhecimento de Deus, filosofias carnais, psicologia satânica , desejos irracionais, governos despreparados teologicamente, cultura de um povo pagão, ciência sem os princípios bíblicos, etc...
Queremos por meio dessa palavra mostrar uma série coisas que o homem tem afirmado, na tentativa de inverter os valores estabelecidos na palavra de Deus.

É claro que o intuito principal do homem é formar uma base para se apoiar no erro que leva ao desfrute das coisas mundanas, abomináveis, pecaminosas, ainda que para isso passem por cima da autoridade da bíblia.

A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada, inerrante e infalível. Ela é a base de toda a nossa fé e prática,
Por isso o diabo tem investido na tentativa de danificá-la.

Todo esforço tem sido feito para corroer a fé na inspiração, infalibilidade, divindade de Cristo e sua autoridade.

Se olharmos a história veremos tentativas até de extirpar a Palavra de Deus. Não podendo destruí-la, o diabo tem investido de várias maneiras.

Vamos trabalhar nesse contexto de dois ângulos:
Numa visão Moral e outra religiosa.

Hoje veremos apenas o lado moral em que o homem tenta perverter a palavra de Deus invertendo os seus valores para o benefício próprio e carnal. (Apego ao sistema mundano)

O Primeiro destes valores que iremos mostrar tem sido realmente pervertido pelo homem a muito tempo.

1- NAMORO COMO UMA BASE PARA O CASAMENTO

Atualmente, a palavra "namoro" está fora de moda...para alguns. Agora, a maioria adolescentes e jovens "ficam". O que é QUE há de diferente?

O namoro é um momento muito importante na vida da pessoa. ficar, segundo o que os jovens definem é “passar tempo com alguém, sem qualquer compromisso.

Pode, ou não, incluir intimidades, tais como: beijos, abraços e mesmo, relações sexuais." Portanto, o ficar nada tem a ver com o namorar.

Infelizmente, quando um jovem fala sobre "namoro", no sentido sério da palavra, torna-se, muitas vezes, alvo de piada e gozação, por parte dos colegas. Isso é um resultado (da distorção dos valores morais que vem sendo feita, principalmente pelos meios de comunicação).

Nossos jovens sofrem a influência da mídia que apregoa a sensualidade e a liberação dos impulsos, sem censuras como forma de atuação prazerosa e mais autêntica, mais satisfatória.

Tal comportamento leva à promiscuidade sexual, com suas tristes conseqüências.

Na década de 60 (no Brasil, a partir de 70/80), começou uma revolução sexual na Europa, enfatizando que homens e mulheres podiam desfrutar de direitos iguais, inclusive no "sexo livre".

O que importava era a satisfação pessoal; a sensação do momento, sem a necessidade de qualquer ligação de sentimentos entre os parceiros.
A queda, de lá para cá, foi vertiginosa e, assim, o namoro foi sendo deixado de lado e houve grande adesão ao ficar.

Os jovens são pressionados a abandonar hábitos conservadores e a adotar as práticas pecaminosas ditadas pela cultura social.

A virgindade, por exemplo, deixou de ser uma honra e tornou-se vergonha. Adolescentes são questionados quanto a serem virgens e são escarnecidos quando admitem que são! Porque a zombaria?

A resposta é simples: Vivemos num mundo dominado pelas forças malignas. E a idéia principal do rei do mundo é destruir o homem.

Lamento, ver que até mesmo a igreja tem incorporado como normal muitas ações comuns ao mundo! São as reuniões “sociais” e algumas idéias insanas que as afastam do Pai.

Os namoros impuros, cheio de prazeres da carne, são formas claras e evidentes da infidelidade ao Senhor (Mt 5.28; 1Ts 4.1-8; 2Pe 2.13).

Geralmente, estes relacionamentos culminam na fornicação . É uma tragédia na vida de qualquer jovem. Fugir do pecado é uma forma sábia de agir.

2- O SEXO APENAS NO CASAMENTO
A Bíblia ensina claramente que o relacionamento sexual deve ser reservado para o casamento. A nossa cultura, no entanto, diz que não.
De fato, até mesmo ALGUMAS leis foram escritas para facilitar aos casais para que simplesmente vivam juntos, sem se casarem.

Então, por que não viver simplesmente juntos? Bem, por que não? Para encontrar uma resposta, temos que pensar cuidadosamente sobre o significado cristão do casamento.

Hebreus 13:4 vemos o seguinte: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.

O sexo é verdadeiramente ruim?
De formal alguma!
É um canal de prazer deixado por Deus aos homens e quando praticado de forma normal e natural e dentro de uma união conjugal é totalmente aceitável.

O sexo foi criado por Deus visando à procriação, como é comum a todos os animais.

Mas, ao ser humano o Eterno permitiu que além da idéia principal de procriação, as relações sexuais fossem fonte de prazer e que naturalmente complementasse a vida conjugal (sexo, abençoado, apenas no casamento).

O diabo aproveitou-se da situação e plantou nos corações a malícia, que desencadeia toda uma série de desejos imundos, fortes o suficiente para escravizar o homem.

Os pecados sexuais são cada vez mais comuns.

Veja a seguir alguns pontos importantes sobre o sexo:
a) Deve ser praticado pelos meios naturais: (Rm 1.24-27; 6.19; Ef 4.19; Hb 13.4; 2Pe 2.10). É facilmente comprovada pela ciência a função de cada órgão de nosso corpo.

E os órgãos que foram criados por Deus para as relações sexuais, órgão feminino e o órgão masculino. Um foi feito para o outro.

1) O sexo oral & Anal - é fruto da impureza, gerada pela carne. "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia..." Gl 5.19 (Impureza - no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa;

Lascívia - Conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, (luxúria). É impossível tal prática, sem que a carne esteja totalmente tomada por sentimentos poucos nobres.

2) Masturbação - Não resta-nos dúvidas quanto a pecabilidade desta pratica, ela se enquadra nitidamente entre os frutos produzidos pela carne.

"Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.

É preciso a consciência que a vida não é nossa, somos resgatados pelo Eterno para sermos segundo a Sua vontade e instrumentos na manifestação de Sua glória.

Alguém poderia questionar:“se o sexo é permitido apenas no casamento” então tem uma questão a se discutir:...
O casamento homossexual seria aprovado por Deus? De modo nenhum!!!

O homem tem criado leis para que parceiros do mesmo sexo se unam e ainda recebam a bênção de Deus para tal união.

Vemos a mídia dar uma atenção toda especial às pessoas que vivem na prática homossexual, como se fossem especiais, homens que enaltecem a posição tomada e fazem a população engolir esta situação como totalmente normal.

Políticos ímpios e celebridades da tv, além de apoiá-los, fazem apologia a esta prática e legislam em favor desta situação no mínimo vergonhosa.

A Bíblia diz o contrário, afirma que é uma abominação um homem se deitar com outro homem como se fosse mulher, ou uma mulher se deitar com outra mulher como se fosse homem. Ver: Levítico 18.22 e 20.13

E ainda, por causa de certas abominações, tal como o homossexualismo, a terra vomitará os seu moradores. Levítico 18.25

E o apostolo Paulo chamou isto de vergonhoso, resultado de ser entregue por Deus às “ Paixões infames” Ver:
Romanos 1.24-27

No Antigo Testamento, aquele que praticava essas coisas eram expulsos da congregação de Israel e executados.
O Novo Testamento, nos mostra que aqueles que praticam, não entrarão no Reino de Deus .Ver: 1º CO 6:9-
O Apostolo Paulo mostra o homossexualismo como um estágio final da rebelião contra Deus, quando trocam a verdade de Deus por uma mentira e começam a adorar a criatura ao invés do criador, elas são entregues ao pecado.

Quando os valores são invertidos uma anarquia aparece, os homens atentam para a sensualidade de outros homens e as mulheres para a sensualidade de outras mulheres,

elas receberão o castigo em seus próprios corpos, por suas próprias ações, Ver: Romanos 1.22-27

Do ponto de vista bíblico, o advento homossexualismo é um sinal que a sociedade está no seu último estágio de declínio.

Este é o sistema mundano que João diz que não devemos tomar parte; o mundo e seus prazeres,

Um outro valor que tem sido invertido e até pervertido pelos professores atuais é a criação de Deus.
Isso faz parte do sistema mundano.

3- CRIACIONISMO, “CRIAÇÃO BANIDA”
Temos observado que nos currículos escolares não existe o ensino sobre o Criacionismo mas sim sobre o evolucionismo.

O HOMEM INSTIGADO POR SATANAS PROCURANDO SEMPRE TIRAR A GLÓRIA DE DEUS, Afirmando que o homem veio do macaco, que a terra surgiu de uma explosão.
Um fator crucial que todos nós devemos reconhecer é que a vasta maioria dos cientistas que crêem na evolução são também ateus ou agnósticos.

Há alguns que abraçam alguma forma de evolução teísta, e outros que têm uma visão deísta de Deus (Deus existe, mas não está envolvido no mundo... tudo acontece em seu curso natural).

Há alguns que genuína e honestamente examinam estes dados e chegam à conclusão de que a Evolução se encaixa mais nos dados disponíveis.

Mais uma vez, entretanto, estes representam uma porção insignificante dos cientistas que defendem a evolução.

A vasta maioria dos cientistas evolucionistas atesta que a vida se desenvolveu inteiramente SEM QUALQUER intervenção de um Ser superior.

A evolução é, por definição, uma ciência naturalista.

Que conclusão poderíamos chegar ao contemplar todas estas coisas?

Romano 1:25 declara: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”

Quero encerrar minha palavras com um alerta da palavra de Deus: 2ªTM 3:2

1 SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Pr Davi Buriti

A sedução da Religião show

(Isaias 1: 10-13).

Vivemos em uma era tecnológica onde a distração e o entretenimento tornaram-se a ordem do dia. Como filhos desta nossa geração, os religiosos de hoje exigem que cada momento do culto venha satisfazer suas necessidades.

Neste contexto, o culto foi transformado em um "programa" e o desejo de se obter "felicidade" é certamente maior do que o de se obter "santidade." Querem avidamente alegria, mas o comprometimento tornou-se secundário.

Julgam o culto como "agradável," não com base na instrução bíblica apresentada, mas no grau de "satisfação" pessoal alcançada.

Assim, nossa pregação tornou-se uma homilética de consenso, na qual a boa mensagem não é a que confronta nossos pecados, mas a que nos faz sentir melhor.

Além do mais, os sermões tornaram-se mais curtos porque nossa atenção e memória são curtas.

É muito triste ver que em muitas reuniões modernas se faz tudo na plataforma e o culto não é muito diferente do que teatro ou um show. As pessoas assistem, mas de verdade, adoram a Deus?.

Culto Espetáculo-Show – O pastor deixar de ser o pregador, para ser o animador de espetáculo;

A platéia se transforma num grande circo, ou casa de show, onde artistas bem pagos se apresentam com testemunhos, bandas e conjuntos de música gospel que tecnicamente rivalizam com os cantores do mundo.
Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação.

Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice.

Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela.

É nosso propósito hoje, abordarmos esse assunto “A sedução da religião show!”

É bom definirmos que, por show, nos referimos a uma apresentação artística. É isso que entendemos significar a palavra para a maioria dos brasileiros.

Sabemos que, em Inglês, show é um termo mais geral, que significa apresentação, não especificamente artística.

É notável que cantores cristãos se vestem e se apresentam de forma próxima aos padrões dos demais cantores pop.

Também notamos que coreografias e danças fazem parte dos shows cristãos. Alguns cantores são acompanhados por bailarinos em suas apresentações.

Alguns até poderiam argumentar que a bíblia menciona que Davi dançou diante da arca do Senhor e que isso seria válido em nossos dias.
Muitos dizem que esses shows gospel são uma novidade de Deus, uma revelação, ou ainda mais, que a igreja teria encontrado suas verdadeiras origens.

Entretanto queremos mostrar a luz das sagradas escrituras o quanto essas novidades tem ofendido a Deus e o quanto esse povo por mais que estejam dentro da Igreja;

Mais estão distantes de Deus e afastam-se cada vez mais do propósito primordial do culto puro e agradável a Deus.

1- Deus confronta com a rebeldia e desordem no meio do seu povo (IS 1-4)
Deus, em Sua Santa Palavra, a Bíblia, demonstra Sua reação a este mesmo tipo de religiosidade superficial, que melhor pode ser chamada de falsidade ritual, praticada pelo Seu povo.

No caso do texto lido de Isaias, Deus por meio de seu profeta confronta seu povo, Israel que estava afastado do princípio básico de adoração, nas seguintes expressões:

"Ouvi a palavra do Senhor, vós príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós povo de Gomorra.
De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor."(Isaías 1:10-11a);

A religião praticada por Israel era uma das mais bem estruturadas possíveis,
Era monoteísta, adoravam um único Deus;

Tinham um cerimonial inigualável, (lindos cânticos).
Faziam os sacrifícios cruentos de animais, pois acreditavam na purificação com o sangue conforme a lei cerimonial adotava.
Mas apesar de tudo isso, nesse contexto aqui de Isaias 1, era apenas uma religião exterior, formal; Seus seguidores eram pecadores praticantes impenitentes.

Contudo estavam lá, nas cerimônias e nos templos oferecendo seus sacrifícios com a maior naturalidade. Como se Deus aceitasse qualquer coisa de um adorador bem intencionado.

Logo vem a reprovação da parte de Deus, como vemos nos versos 11 a 13.

“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes”.

Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?

Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, associada a reunião solene.

Fazendo um paralelo entre os Israelitas daquela época com grande parte da religião praticada hoje descobrimos que há muita semelhança.

Mas o que isso tem a ver com a Religião show? Ou os adeptos destes aberrantes eventos realizados “em nome de Deus?”.

Ai é que está a questão; sacrifícios realizados em nome de Deus, mas não da maneira agradável a Deus. Pois o sacrifício de louvor a Deus deve ser em Espírito e em verdade. (João 4:24)
Uma irmã disse a mim o que importava era o coração, ou a intenção que eles tinham; sendo verdadeira, Deus aceitaria!!! “o que vale é a intenção” dizia ela;

Nós, porém temos a consciência de que Deus não aceita qualquer coisa, feita de qualquer jeito ou por qualquer pessoa, por mais bem intencionada que esteja. (dizem que de boas intenções o inferno ta cheio)

Isso faz-nos lembrar 1ºSamuel 15 quando Samuel mandou Saul destruir os Amalequitas e todos os animais que lhes pertencia; bois, ovelhas, camelos...

Saul saiu e cumpriu a ordem conforme a palavra do profeta; no entanto ele poupou ao rei Agague e ao melhor das ovelhas e das vacas,

e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.

Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR.

Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?

E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.

Por causa disso Saul pagou um alto preço: 1ºSM 15:22
Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR?

Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Está claro, porém, que a sinceridade ou boa intenção não é prova de um culto verdadeiro.

Qualquer culto anormal ou elaborado por conta própria são totalmente inaceitáveis para Deus”

A igreja é uma comunidade comprometida com sua liturgia e ordem, para que seu culto expresse a glória do Adorado, e a obediência dos adoradores.

Por isso Deus confrontava com seu povo quando estava em desarmonia com a sua Lei, com os seus preceitos: veja os versos 14 e 15.

Eu comparo essa passagem com a passagem de Amós 5:21-23 e é como se Deus tivesse confrontando com a euforia barulheira da religião show de hoje. Veja o texto: AM 5:21:

“Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro”.

“E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos”.

Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.”

Deus confronta com a rebeldia desse povo!
Eles erram por não conhecer as escrituras.

Em ISAIAS 1: 2 VEMOS O SEGUINTE:
Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.

Não tenho dúvida de que hoje Deus não suporta, está enojado das práticas religiosas, das supostas adorações dos supostos adoradores promotores de shows e eventos em nome de Deus.

2) Motivos pelos quais Deus não suporta a adoração da religião show.
A palavra de Deus deixa claro em Romanos 12:1 que devemos apresentar a Deus nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável que é o nosso culto racional.
Como se perdeu o significado do “culto” nos dias de hoje, ou o que hoje seria o culto racional? Pra uns é uma obrigação, para outros é um entretenimento,
Para outros ainda é à busca de solução para os problemas pessoais, ou uma tradição de família.
O “culto racional” requerido aqui — ou a adoração apropriada para aquele que vive no Espírito — transpõe a adoração para um patamar mais sublime.

Considerando que o sistema sacrifical judaico exigia que o adorador oferecesse no templo um animal ou fruto;
A vida no Espírito exige que o adorador se ofereça.

No entanto ainda é necessário observar a maneira como estamos nos oferecendo a Deus. Hebreus 12:28 temos uma idéia:

“Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e santo temor”;

Pergunto! Os shows realizados pelas religiões têm essas características?
É reverente? Tem um santo temor? Será agradável a Deus? Sua prática moderna tem base bíblica?

Alguns até afirmam que suas inovações têm base na bíblia; porém vemos uma hermenêutica distorcida distante da realidade ou dos propósitos divino.
Não passa de uma falsa adoração!

A falsa adoração é denunciada, por exemplo, pelo profeta Isaías (Is 1.10) e pelo profeta Malaquias (Ml 1.10). O que é a falsa adoração? É quando o nosso coração está longe de Deus (Mt 15.8). diz:

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Em João 4.23, Jesus declara que Deus busca por pessoas que O adorem de verdade: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

A nova onda do momento chama-se a “unção dos quatro seres”
Está se tornando cada vez mais comum entre a juventude evangélica brasileira se falar na tal "unção dos quatro seres".
O que isso seria exatamente? Baseando-se em Ap.4:6-8 que descreve quatro seres viventes, um semelhante ao leão, outro semelhante a águia, outro semelhante ao novilho e outro semelhante ao homem,

alguns ministérios estão tolerando e incentivando que pessoas em estados alterados de consciência imitem os seres descritos.

Um ruge como leão, outro bate os braços como se fosse uma águia, outro imita um novilho, e o que supostamente teria a "unção do homem" começa a chorar.

Em primeiro lugar o termo "unção dos quatros seres" não aparece em nenhum lugar das Escrituras.

Em toda a historia do cristianismo, não existe qualquer referência à referida unção. Além do mais, os seres dizem: Santo, Santo, Santo, em vez de rugir, chorar ou coisa parecida.

O que temos visto é uma perversão de valores;
Em Anápolis Goiás, a vocalista do Diante do Trono:
Ana Paula Valadão aprontou umas dessas perversões;

Ela afirmou que no show em Anápolis, começou a pular, pular cada vez mais alto e de repente sentiu o desejo de se abaixar e sair andando como Leão; Diz ela que era o Leão da tribo de Judá.

Será que Deus nos fez para andarmos como leão? Jesus é o Leão.. quantas vezes Jesus saiu andando que nem leão? se Ele que é o Leão não fez isso, temos que aturar essas coisas?

Perversão dos valores, onde a verdadeira adoração deixa de ser em Espírito e em verdade e passa a ser puro emocionalismo ou mesmo entretenimento.

É o que acontece nos shows que atrai multidão.

Diante desse quadro atual, podemos apresentar alguns motivos pelos quais Deus reprova a Religião show.

Primeiro; um show não pode ser comparado com o culto puro;
Há muita diferença entre um e outro; por exemplo:

a) “No culto, a pessoa mais importante é Deus; no show, é o artista”.

Realmente, você já imaginou um desses shows sem a presença de um artista uma estrela, uma atração principal; não teria graça né verdade?

b) No culto a Deus ninguém paga, no show a entrada é mediante pagamento.

Imagine se todo culto fosse um show, coitado dos que não tem condições de pagar. Ficariam de fora, ou só entravam quando fosse um show gratuito.

c) No culto, Deus está presente; no show, Deus se faz ausente, pois sua glória não dá a outrem. IS 42:8 “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei,”

d) No culto, o ministro de Deus soleniza as celebrações; no show, o apresentador é condescendente à desenfreada desordem.
Linguajar baixo, cheio de gíria e um vocalista fazendo alguma "coisa nova", como, por exemplo, a meninice de engatinhar no palco...
É o caso lá da vocalista que não quero mais citar o nome dela.

e) No culto, o povo glorifica a Deus; no show, só gritos e assobios para o artista. Tem gente que desmaia de emoção por ver seus ídolos outros são pisoteados e feridos em meio a euforia.

f) No culto, o povo reverencia a Deus em adoração; no show, só há bagunça incontrolável.".
Por incrível que pareça, há cultos ditos evangélicos em que toda a parafernália dos shows (que sempre foram associados a apresentações para o público, e não para Deus) está presente!

Torna-se cada vez mais comum o emprego de elementos característicos dos shows em cultos “evangélicos”.

Por estes motivos e muitos outros e muitos outros afirmamos com certeza que Deus não suporta nem recebe a oferta da religião show.
Vemos em Isaias 1:13 que Deus não suporta iniqüidade associada ao ajuntamento solene.

Podemos perceber a história de Israel narrada em Isaias e associar a religião show de hoje apenas num contexto de iniqüidade do povo que se diz povo de Deus.

E onde está a iniqüidade? Basta ler DT 12:32 “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”.
Não precisa nem comentar; O que foi falado explica tudo!

3- A solução para a iniqüidade é o arrependimento!

para a iniqüidade e perversão do povo de Israel vemos em Isaias que eles tinham a oportunidade de se arrepender e reconhecer seu erro.

Isaias 1: 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.

Quanto ao desandar da moderna religião de hoje eu diria que a tendência é piorar. Estamos nos tempos ditos pelos apóstolos; tempos difíceis, trabalhosos;

O Aposto Paulo disse: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

Eis o tempo; Faça um teste, procure uma dessas pessoas que é acostumada a ir nos shows e leve essa pessoa para assistir um culto puro, e principalmente na hora da mensagem. Ela vai ficar inquieta, ela está seduzida pela religião show.

Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada de novidades e ao mesmo tempo iniqüidade, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela.

Fuja da sedução da religião show.

Que Deus tenha misericórdia da sua igreja!


Pr Davi Buriti

A sedução da indefinição doutrinária.

(Filipenses 1:27)
Em tempos de tanta confusão teológica por que passa a igreja cristã neste início do século XXI, não é aconselhável professar o cristianismo sem afirmar com clareza aquilo em que se crê.
A igreja de Cristo sempre foi uma igreja confessional, porque a genuinidade da nossa fé tem que ser evidenciada naquilo em que cremos e confessamos.
Temos que ter a ousadia de afirmar clara e abertamente e, de preferência, de forma escrita, as coisas em que cremos.
Reconheço que vivemos numa era que rejeita a noção credal ou confessional, mas esta posição tem que ser repensada.
Tantas são as heresias e as tentativas de assalto à fé genuína que tornam-se necessárias a formulação e a confissão daquilo em que cremos, para que a igreja, na sua inteireza, não venha a ficar perdida, lançada de um lado para outro por quaisquer ventos de doutrina.

Em todas as épocas os crentes foram chamados a expressar a sua fé de uma forma confessional.

É importante nos lembrarmos de que não é necessária a adesão a um credo para que uma pessoa se torne cristã, mas, uma vez cristã, a pessoa tem que confessar a sua fé. Essa confissão é, em algum grau, um credo.

É muito conhecida a história daquele rapaz que, ao atravessar uma ponte perigosa, começou a pedir a ajuda de Deus.

Mas, com medo de que o diabo o pudesse derrubar, começou também a pedir a ajuda dele, dizendo, na medida em que ia atravessando a ponte:
“Deus é bom, mas o diabo também não é ruim”.

Na vida cristã não é possível, conforme se costuma dizer, acender uma vela para Deus e outra para o diabo.
Precisamos de nos definir. As duas coisas não se conciliam.

Nosso assunto em questão, não se trata exatamente em optar por uma escolha entre Deus e o diabo, mas ter uma definição firme da fé e doutrina que uma vez abraçamos.

“As crenças firmes produzem caráter firme. Crenças bem definidas produzem também convicções bem definidas. Naturalmente, a crença doutrinária da pessoa não é sua religião, assim como a espinha dorsal do seu organismo não é a sua personalidade”.

Mas assim como uma boa espinha dorsal é parte essencial do corpo, assim um sistema definido de crença é uma parte essencial da religião. Alguém disse:

O homem não precisa expor a sua espinha dorsal, no entanto deve possuí-la para estar bem aprumado. Da mesma forma, o cristão precisa de uma definição doutrinária para não ser um cristão volúvel e até corcundo!”

O texto lido Filipenses 1:27 diz:
“vivei acima de tudo por modo digno do evangelho de Cristo, para que eu ou indo ver-vos ou estando ausente ouça no tocante a vós outros, que estais firmes em só espírito, como em uma só alma, lutando juntos pela fé Evangélica.”

O que Paulo espera dos Filipenses, mas também dos seus filhos;
1º) sua atitude para com Deus e com o evangelho deve ser a de tenacidade, que é apego afinco, perseverança,

Devem estar firmes no Senhor arraigados Nele, confiando nele amando-o, esperando nele aferrados às tradições, aos ensinos que receberam, a fé.

2º) Sua atitude de um para com outro deve ser a de harmonia.
A unidade que aqui se apresenta é a do esforço e a do labor unido lado a lado como os gladiadores, contra um inimigo comum.

Em FL 4:3 o apostolo fala daqueles que se esforçaram lado a lado com ele; Este esforço, contudo, não é apenas contra um inimigo, mas é também pela verdade do evangelho.

3º) sua atitude para com o inimigo deve ser de intrepidez;
Não deve ficar amedrontado a semelhança do cavalo tímido que se espanta a vista de um objeto inesperado;

Na presença dos adversários os filipenses deveriam revelar audaciosa coragem;

Nunca e nem por um momento se quer deveria permitir aquele medo que levou Pedro a ficar em cima do muro e negar ao Senhor.

Temos lutado Juntos pela fé evangélica, ou temos ficado em cima do muro seduzidos pela indefinição doutrinária.

- A NECESSIDADE DA DEFINIÇÃO DOUTRINÁRIA.

As Igrejas Reformadas sempre primaram pela elaboração de credos e confissões. É característica das mesmas serem confessionais. Com base nas afirmações confessionais da Escritura,

As Igrejas Reformadas viram a necessidade de possuírem uma identidade teológica.

E há algumas razões que tornam necessária a formulação de um credo: Que são as mesmas razões para alguém ter uma definição teológica.
1ª. A Natureza da Igreja
A igreja de Cristo não é simplesmente uma reunião de pessoas que coincidentemente pensam a mesma coisa. Elas devem pensar basicamente as mesmas coisas porque para elas existe um só padrão de referência que é a Santa Escritura.
A igreja de Cristo sempre foi confessante, porque a fé do coração deve ser expressa em proposições, em termos lúcidos, de forma que todos possam saber claramente em que a igreja crê.
Um credo deve ser a expressão exterior daquilo que a igreja crê interiormente. Ele é o produto da reflexão da igreja sobre a revelação divina.
"Quanto mais rica for a reflexão da igreja, mais pleno e mais profundo torna-se o tom de sua confissão." Um credo ou confissão sempre deve expressar o labor da igreja sob a orientação do Espírito Santo.”
Todavia, há uma outra razão para termos uma definição doutrinária
2- O Ataque de Outras Tradições Religiosas
Onde quer que o crente professe abertamente a sua fé, ele irá encontrar oposição. Quando mais definida em sua teologia, mais oposição ele receberá.
É importante observar que foi nos períodos de maior confrontação que a igreja mais produziu em termos de credos e confissões. Qual é a razão por que a igreja contemporânea não tem sido perseguida e atacada?
É porque ela tem deixado de ser definida teologicamente. Historicamente, todas as vezes que a igreja enfrentou oposição, ela se definiu.
Certamente, a igreja contemporânea haverá de enfrentar discriminação quando tiver definido os seus rumos teológicos de maneira inequívoca. Será que a igreja contemporânea está disposta a pagar esse preço?
Diante do que ouvimos sexta e sábado: a sedução de sermos como o mundo e a sedução da religião show, vemos que a igreja contemporânea (grande parte) caminha para um só lugar: a indefinição teológica.
A verdadeira igreja de Cristo tem que possuir um norte teológico a ser seguido; ela não pode permanecer neutra nas questões espirituais, éticas e morais. Ela tem que ser confessional para poder combater os inimigos teológicos. Do contrário, ficará desnorteada.
Uma outra razão que torna necessária a definição doutrinária na atualidade é:
3- O espírito do Tempo Presente
Vivemos num tempo muito diferente do período da Reforma, quando as confissões foram formuladas. Havia então muitos inimigos da fé protestante,
mas agora a situação é absolutamente diferente. Os protestantes não são tratados da mesma forma, e ninguém os tem atacado como aconteceu no passado.
Contudo, essa situação não dispensa a necessidade de termos uma definição doutrinária, pois é exatamente num tempo como o de hoje, de indefinição teológica, que se faz necessária a afirmação da verdade de forma objetiva.
O ambiente teológico atual é o de um pluralismo onde as pessoas fogem de verdades objetivamente afirmadas. Por isso temos que lutar juntos pela fé evangélica.
A fé reformada é uma tentativa justa e consistente de interpretar a Escritura de acordo com a própria Escritura.
Portanto, nós que fazemos parte de uma Igreja Reformada temos que reafirmar veementemente a fé que uma vez por todas nos foi entregue, da forma em que está interpretada pelos símbolos reformados de fé.
Uma outra razão que torna absolutamente necessária a afirmação objetiva da nossa fé é:
4- O Experiencialismo Vigente em Nossos Dias

O subjetivismo de nossa geração obriga a igreja a voltar aos padrões confessionais. Muitos evangélicos estão embarcando num experiencialismo desenfreado, onde os sentimentos têm sido a medida de todas as coisas,
Assim como no Iluminismo a razão tornou-se a medida de todas as coisas. Muitos ministros têm desprezado a verdade da Escritura e preferido as experiências místicas, que têm se tornado a sua "regra de fé."
O resultado disso é que a igreja evangélica no mundo tornou-se uma Babel teológica, onde ninguém consegue falar a mesma língua, porque não existe padrão objetivo de verdade em que se possa confiar.
No cristianismo atual não há paradigmas confiáveis. A ênfase está na subjetividade das opiniões que controlam todo o arcabouço teológico de muitos líderes espirituais,
os quais, com muita facilidade e maestria, controlam a mente e os sentimentos de "seus fiéis." É patente a necessidade uma definição teológica nos dias de hoje,
para que tenhamos um paradigma confiável baseado na totalidade da Palavra de Deus. (eis a grande importância dos credos e confissões).
Há mais uma razão a evidenciar a necessidade da definição Teológica. Trata-se de um problema específico de nossa geração:
5- A Influência do Pluralismo Religioso
A presente geração anda tateando às cegas, sem saber onde se apoiar. Tem sido ensinado nas escolas e, o que é mais desconcertante, em muitas igrejas da Europa, dos Estados Unidos e em algumas aqui do Brasil,
que as religiões não-cristãs são caminhos alternativos para Deus. Jesus não é o único modo de chegar-se a Deus. Alguns cristãos admitem que Jesus é até o melhor, mas não o único.
Por causa dessa filosofia religiosa, a verdade que foi pregada até o período pré-moderno não é mais a única. Não existe uma verdade na qual as pessoas possam confiar,
porque elas têm sido ensinadas que ninguém possui a verdade, e sim que as verdades dependem do ponto de vista de cada um. Há uma variedade de verdades, dependendo do gosto do freguês.
E, como não possuem discernimento espiritual, as pessoas andam desnorteadas.
Há uma última razão que torna necessária a reafirmação dos credos e confissões em nossos dias. Talvez esta seja a mais importante de todas, porque tem uma conotação positiva:
6. A Pureza da Doutrina
Escrevendo à igreja de Filipos, Paulo disse de maneira inequívoca que os irmãos deviam "lutar juntos pela fé evangélica" (Fp 1.27).
Essa fé mencionada por Paulo era o conjunto de verdades que os crentes haviam recebido dos apóstolos e que deviam preservar até mesmo ao custo de suas próprias vidas.
Esse espírito de união na luta pela fé deveria unir todos os cristãos.
Estes é que deveriam preservar a pureza da doutrina. Se os cristãos genuínos não fizerem isto, eles põem a perder todo o seu fundamento teológico.
A mesma idéia teve Judas, provavelmente o irmão do Senhor, quando escreveu aos seus leitores, exortando-os a batalharem "diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (v. 3).
É responsabilidade nossa defender a fé, mas como defendê-la se não a temos afirmada e confessada?
A Escritura tem que ser entendida da maneira mais clara possível e este entendimento tem que ser afirmado confessionalmente, a fim de mostrarmos ao mundo aquilo em que cremos, sendo homens e mulheres teologicamente definidos.
Além disso, Judas diz que essa batalha tem que ser diligente, mostrando todo o nosso esforço na preservação da pureza da doutrina.
Na época em que Judas escreveu, o Novo Testamento ainda não havia sido reunido canônicamente. As verdades eram conhecidas dos crentes de um modo verbal.
Só um pouco mais tarde é que as cartas foram colecionadas. Judas, portanto, referia-se aos conceitos doutrinários que os crentes haviam recebido dos apóstolos e pelos quais deveriam batalhar diligentemente.
Eles não deviam permitir que a fé fosse deturpada, como alguns costumavam fazer (2 Pe 3.16).
A pureza da doutrina é uma questão prioritária e fundamental em todas as épocas, especialmente quando ela se encontra debaixo de tantos ataques.
Não há como preservar a pureza da doutrina de Deus se formos seduzidos pela indefinição Teológica ou doutrinária. (Fujamos dessa sedução)
Nós louvamos a Deus porque fazemos parte de uma igreja confessional, que adota as confissões e os credos; esses documentos que foram elaborados para serem úteis à vida da igreja.
Eles eram a confissão daquilo que estava no coração dos crentes; serviam para que os crentes se tornassem conhecidos na sociedade como seguidores de Jesus Cristo;
E serviam também para conduzir outras pessoas a Ele pela influência do seu testemunho.
Mas, poderíamos dizer de forma mais elaborada que:

Jesus Sempre quis que os Homens Fizessem uma Confissão Daquilo em que Criam
Sempre houve a necessidade de se confessar aquilo em que se crê.
Segundo Mt 16.15, Jesus perguntou aos seus discípulos: "Mas vós quem dizeis que eu sou?”.
Ele queria que os seus discípulos afirmassem sua posição com relação à sua pessoa. Todos nós temos que confessar Jesus, quem ele é, o que ele fez.
Talvez a primeira formulação de uma doutrina ou dogma cristão esteja relacionada com a resposta de Pedro: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo."
Obviamente, esta confissão de Pedro foi, posteriormente, expandida e melhor articulada.
A confissão é um elemento essencial da fé. Este princípio fundamental não pode ser negado, segundo a ensino do Novo Testamento.
Melanchton, uma das mentes mais brilhantes do tempo da Reforma, disse: "Nenhuma fé é firme se não é mostrada em confissão."
Não existe uma fé em Cristo que não se expresse em uma formulação doutrinária ou dogmática.
"Uma fé sem dogma, sem confissão, está continuamente em perigo de não mais saber o que realmente crê e, portanto, em perigo de cair ao nível de uma mera religiosidade."
Que Deus nos abençoe e nos ajude para não sermos levados como muitos pela sedução da indefinição Teológica ou doutrinária.
Amém!!!

Pr Davi Buriti
Adaptado do artigo de Heber Carlos de Campos
“A Relevância dos Credos e Confissões”

Você conhece o pregador José dos Clichês?

Era um culto de domingo, em uma grande e tradicional igreja evangélica. O templo estava lotado, e tudo transcorria normalmente, após a oração de abertura, que terminou com o primeiro “amém” da noite.

Havia muitas pessoas não-crentes para ouvir a exposição da Palavra de Deus. No púlpito, os obreiros folheavam a Bíblia, esperando ter uma oportunidade para falar. E isso poderia acontecer, uma vez que o pastor pregara no domingo anterior e não costumava avisar com antecedência o pregador do próximo culto.

Após o momento de cânticos, com todos os conjuntos musicais, e a leitura da Bíblia Sagrada, o pastor anunciou:

— Vamos fazer uma oração e, em seguida, ouviremos uma saudação pelo pastor José dos Clichês, que hoje deixou a sua congregação, e gostaríamos de ouvi-lo transmitir uma rápida palavra.

O dirigente do culto começou a orar, e José, assentado na galeria por ter chegado tarde à reunião, lembrou-se de uma pregação que ouvira sobre o texto de 1 Pedro 3.15, cujo tema foi: “Estai sempre preparados”.

Terminada a oração com mais um “amém”, José se levantou calmamente e dirigiu-se ao púlpito, sem saber o que falaria, pois, mesmo sendo um ministro, não tinha nenhuma mensagem preparada...

A fim de ganhar tempo, fez questão de cumprimentar os vinte obreiros que ali estavam, um por um... Ajustou, então, lentamente, o pedestal do microfone e começou a falar:

— Saldo os irmãos com a paz do Senhor e os amigos com uma boa noite de salvação! Amém?

Como poucos irmãos responderam, ele reclamou:

— Parece que esse “amém” foi para mim. Saldo os irmãos com a paz do Senhor! Amééém?

— Amééééééééém... — o público respondeu.

— É motivo de grande alegria estar aqui neste lugar, pois anjos, arcanjos, querubins e serafins estão aqui, nesta noite. Amém, irmãos?

Ao som de um desconfiado “amém”, José continuou:

— O povo de Deus é um povo alegre! Olhe para o seu irmão e diga: “Eu profetizo unção de alegria sobre a sua vida!” — isso fez com que todos se movimentassem, se cumprimentassem e conversassem em voz alta durante alguns minutos...

Depois desse momento de — digamos — “descontração”, José continuou:

— Desejo, antes de proferir a poderosa e magnânima mensagem que já está em meu coração, cantar um hino para Jesus. Minha voz não está boa, mas vou cantar para Jesus!

Pedindo aos músicos uma nota, começou a cantar de forma desafinada a canção Jesus Tomou as Chaves do Diabo. Alguns irmãos sorriam, outros olhavam para o relógio, e a maioria cochichava:

— Que desafinado — todos, na verdade, sabiam que ele, por não conhecer música, pedira um tom muito alto. Pior que isso: estava cantando fora do tom pedido. Mesmo assim, não se intimidou e cantou o “hino” duas vezes!

Os obreiros do púlpito permaneciam de cabeça baixa, olhando para a Bíblia, enquanto o pastor da igreja — que parecia antever o que aconteceria — pronunciava em tom baixo um pejorativo “amém”. Quando ele pensava que nada pior poderia acontecer...

— Irmãos — disse José dos Clichês. — Esse hino é maravilhoso e me faz lembrar do tempo em que eu era um pecador, e a poderosa mão de Deus me alcançou... E quantas pessoas estão sofrendo, no pecado... Glória a Deus! Aleluia! Como disse o apóstolo Pedro, em Hebreus: “Horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo”...

Não percebendo que havia aplicado o versículo de modo contraditório e citado a fonte erroneamente, ainda acrescentou:

— E essa mão vai tocá-lo nesta noite! Se você crê, levante a mão direita e comece a liberar a sua fé! Você é vencedor! Declare isso!

Apesar de gritar e pular, a ponto de suar e quase perder a voz, percebeu que não houve o “retorno” que esperava... O povo não estava tão impressionado com as suas palavras e atitudes. Assim, resolveu fazer uma oração:

— Fiquemos em pé! Vamos fazer uma oração de conquista! Vamos tomar tudo o que o Diabo nos roubou! Comece a liberar a sua fé! Determine agora a sua vitória! Exija que o Diabo deixe a sua vida!

Quando a estranha oração já durava vários minutos, e alguns irmãos já estavam sentados, ele concluiu:

— Em o nome de Jesus, eu determino que haja vitória para o seu povo e profetizo que todos recebam a bênção agoooooooooora! Diabo, eu exijo: Pegue tudo o que é seu e saia, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

A essa altura, todos pensavam que ele terminaria a sua “rápida” saudação. Mas, folheando a Bíblia de um lado para o outro, prosseguiu:

— Bem, irmãos, para não ficar somente em minhas palavras, quero deixar um versículo para a meditação de todos. Desejo ler uma passagem conhecida, pois o salmista disse que a Palavra de Deus se renova a cada manhã...

Após alguns segundos de procura, voltou-se para os obreiros do púlpito e perguntou:

— Irmãos, quero deixar para a igreja aquele versículo que diz: “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”. Onde está mesmo? Acredito que esteja em Eclesiástico...

— Irmão José, é Eclesiastes — manifestou-se um dos obreiros, em tom baixo.

Nesse instante, enquanto alguns irmãos riam de cabeça baixa, José continuava a procurar o versículo... Ele já havia consultado a concordância resumida que havia em sua Bíblia, mas...

Faltavam apenas vinte minutos para o término do culto, e o horário da pregação já estava atrasado em quase meia hora. Para complicar mais a situação, o pastor havia convidado Antonio das Revelações, um famoso pregador da Igreja do Evangelho Antropocêntrico, que chegara poucos minutos depois do início da “saudação”...

Antes que o pastor, um homem muito paciente, puxasse o paletó do irmão José, ele tomou uma atitude: fechou a Bíblia de forma brusca e, um tanto trêmulo, abriu-a de novo, lentamente, mantendo os olhos fechados e um dedo sobre uma passagem.

— Irmãos, eu resolvi tirar uma palavra, e caiu aqui em Salmos 32.9. E o Senhor vai falar com você agora, pois o nome de Deus é Já! Quem achou, diga “amém”. Quem não achou, diga “misericórdia”.

Ao ouvir um fraco “amém”, ele firmemente procedeu a leitura:

— “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti”.

Lido o texto, o dirigente do culto, que mantinha um olho na Bíblia e outro no relógio da parede, não suportando a sucessão de atitudes inconvenientes, disse em alto e bom tom:

— Amém, pastor José. Agora é a hora da Palavra! Vamos ouvir a pregação!

José olhou para o pastor e, entendendo que dissera aquelas palavras em sinal de aprovação, para que ele continuasse falando e iniciasse, de fato, a pregação, respondeu, com ar de soberba:

— Esse versículo é muito profundo, e eu poderia ficar aqui falando muito tempo... Só não vou fazer isso porque o pastor me deu a oportunidade para apenas uma saudação. E eu quero ser fiel ao meu pastor. No entanto, gostaria de fazer só mais uma coisa... Olhem para mim!

Nesse instante, houve um momento de expectativa...

— Lemos um versículo que mostra o poder das palavras. Olhe para o seu irmão e diga: “Aprenda a usar o poder de suas palavras, pois com elas você pode produzir bênção e maldição”.

Boa parte do povo estava um tanto impaciente, haja vista a expectativa de ouvir o pregador convidado, e acabou não seguindo as ordens de José.

— Parece que os irmãos estão um tanto desanimados... Repreenda esse espírito de desânimo! Amém?

Sem ouvir sequer um irmão dizendo “amém”, José preferiu não insistir e, finalmente, concluiu:

— Eu agradeço a oportunidade, e que o Espírito Santo fale melhor em cada coração.

Como faltavam poucos minutos para terminar o culto, e o grupo de coreografia ainda pediria para se apresentar antes da mensagem — mais quinze minutos! —, a saudação, propriamente dita, ficaria a cargo do pregador convidado...

No entanto, este ainda falaria por mais cinqüenta minutos, pedindo que o povo respondesse a mais alguns “améns”... Antes de pregar sobre os seus assuntos preferidos, a prosperidade, os direitos do crente e os demônios, pediu a todos que olhassem para o irmão ao lado e dissessem:

— Eu te abençôo agora! E profetizo prosperidade sobre a tua vida!

O público acabou se animando um pouco com essa sessão de “profecias”, mas cansou-se logo, pois, a cada frase de efeito que o pregador empregava, dizia:

— Diga isso para o seu irmão...

De fato, ele parecia ser um homem de fé, pois relatou inúmeros encontros que teve com Jesus e os apóstolos, no céu, e com o Diabo, no inferno. Ele aproveitou para oferecer o livro As Revelações do Céu e do Inferno que Paulo Não Teve Coragem de Escrever, lançado pela editora Fé na Fé.

— Irmãos, eu recebi este livro quando visitei o céu pela primeira vez e conversei com o apóstolo Paulo. Ele me disse que não teve coragem de escrever em suas epístolas tudo o que viu, mas que me autorizava a divulgar essa mensagem para a Igreja dos últimos dias. Neste livro, estão revelados muitos mistérios que não se encontram na Bíblia...

Após a longa e polêmica pregação, o pastor — cheio de dúvidas quanto a tudo o que ouviu — impetrou a bênção apostólica e encerrou a reunião com o último “amém”!

Há um versículo que parece definir bem o que foram as pregações do José dos Clichês e deste último: “O princípio das palavras de sua boca é a estultícia, e o fim da sua boca um desvario péssimo” (Ec 10.13).

Se você quiser saber mais sobre esse estranho culto e obter uma explicação à luz da Bíblia sobre cada clichê (ou chavão) empregado pelo pregador José dos Clichês, leia o livro Erros que os Pregadores Devem Evitar, da CPAD.

Acesse: http://www.cpad.com.br/

Ciro Sanches Zibordi
Texto extraído do livro citado

terça-feira, 25 de setembro de 2007

A sedução de sermos como o mundo

A SEDUÇÃO DE SERMOS COMO O MUNDO (João 17:12-19)

Vivemos numa época em que nos acostumamos a dizer que o pós-modernismo reina. E que tudo é permitido. Afinal, estamos no século XXI, na era da informação em que o mundo é globalizado e que tudo é normal.Nesta perspectiva nos acostumamos a dizer que ser normal, é ser igual a todos e a tudo. É viver como a mídia mostra, é não ter identidade própria, nem autonomia.Mas, se olharmos para a Palavra de Deus, poderemos identificar alguns textos que afirmam que nós não somos deste mundo, e nem estamos aqui para sermos iguais a ele.

Iremos falar sobre a sedução de sermos como o mundo.

A palavra sedução vem do Latim “Seduction” ou “seducere”, que literalmente significa “levar para o lado”. Este vocábulo possui uma conotação negativa, ou seja, implica em que alguém é levado para o lado, afastando-se de uma coisa boa e correta para algo vil e inferior.

Em outras palavras, não significa apenas ser levado para o lado, mas também ser desencaminhado.

Não é por ser material que o mundo é condenável, mas por tornar-se fonte de sedução para o homem.

O mundo exerce uma atração sobre nós, como um suposto tesouro que vale a pena conquistar e possuir. Desse modo, o mundo e Deus se oferecem como tesouros alternativos. Na medida em que valorizamos e amamos o mundo, tornamo-nos inimigos de Deus. (Tg 4:4)

Temos observado que a sociedade tem reclamado da Igreja uma postura que revele o seu verdadeiro compromisso com o Senhor Jesus cristo.
De fato, muitos têm razão em argumentar que o cristianismo não tem feito diferença na vida de muitos que se dizem cristãos.

Muitas vazes somos abordados por alguém questionando a vida de “a” ou “b” se são realmente cristãos como dizem; Isso pode ser a respeito de alguém da nossa igreja ou mesmo a respeito daqueles que se levantam nos méis de comunicação se denominando evangélicos sem darem testemunho de vida.

O texto lido no início deixa bem claro que nós estamos nesse mundo mas não somos desse mundo; E Jesus disse: “não peço que tires do mundo mas que guardes do mal”
(João 17:15)

A presença da igreja no mundo é para revelar a grande diferença entre a luz e as trevas. Porém nem todos estão acostumados com isso;

Alguns afirmam que nos dias de hoje é preciso viver como todos vivem e que é impossível praticar os ensinamentos de Jesus no presente século.

O texto bíblico que está sendo enfocado apresenta a oração de Cristo em favor de sua igreja, no momento em que antecede a sua prisão e conseqüentemente a sua morte.

E o que está aqui em questão é a situação dos discípulos no mundo depois da partida de Cristo. Eles continuariam a obra de Cristo no mundo; Como procederiam?

Percebe-se que a preocupação de Jesus é com a atuação dos crentes no mundo, para que os mesmos não vivam uma vida de conformismo com o sistema mundano e pecaminoso que rege a sociedade.

Daqui podemos colher algumas lições importantes para nossa vida:

1- O Cristão está no mundo para fazer diferença.

Ao afirmar que seus discípulos estão no mundo, mas não são do mundo, Jesus está revelando a nova identidade dos seus seguidores. Eles são pessoas diferentes.
O seu estilo de vida retrata o não mundanismo, que é o resultado de vida santificado pela palavra. (v 17)

O que precisamos ter em mente é que há uma diferença fundamental entre o Cristão e o não Cristão.

Deus nos colocou numa sociedade secular para fazermos diferença; (Tito 2:11,12)
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente;

Tal diferença não significa alienação, mas apenas o cumprimento dos princípios que a palavra de Deus nos mostra. O cristão não deve ser esquisito nem isolado. Podemos nos misturar às outras pessoas, mas devemos recusar o que for pecaminoso.

Não é admissível que alguém, dizendo-se filho de Deus, viva como o ímpio. Quem quiser praticar a impiedade, que o faça, mas não use o nome de cristão nem traga vergonha para o evangelho.

O servo de Deus não pode ser mentiroso, desonesto, ladrão, adúltero, sonegador de impostos, infiel, mas um bom exemplo no meio da sociedade.

O mundo hoje se dispõe a nos ensinar gratuitamente a prática pecaminosa. São tantos maus exemplos que nos rodeiam e nos assediam diariamente, seja ao vivo ou pelos meios de comunicação.

Existe uma pressão muito grande para que nos conformemos ao modo mundano de ser. Contudo, precisamos ser diferentes, nos conformando apenas com a vontade de Deus expressa através da sua palavra.

Se quisermos ser diferentes, precisaremos, algumas vezes, assumir uma posição de confronto a fim de defendermos os valores éticos cristãos.

Para sermos diferentes precisamos ser corajosos.
Assim, enquanto muitos estarão prostrados, caídos, vítimas da sedução de ser como o mundo, permaneceremos de pé.

Muitas vezes, para sermos aceitos pelo grupo, nos sujeitamos aos costumes da maioria. Tememos a crítica, o desprezo e a perseguição.
Isso é a sedução de sermos como o mundo.

Isso tem se evidenciado nas formas de namoro, sem nenhum respeito, (casal de namorado a sós no quarto, de porta fechada). A mídia mostra isso como normal,
Alguns pais aceitam como normal.

Os jovens são pressionados a abandonar hábitos conservadores e a adotar as práticas pecaminosas ditadas pela cultura social.

A virgindade, por exemplo, deixou de ser uma honra e tornou-se vergonha. Adolescentes são questionados quanto a serem virgens e são escarnecidos quando admitem que são! Porque a zombaria?

A resposta é simples: Vivemos num mundo dominado pelas forças malignas. E a idéia principal do rei do mundo é destruir o homem.

Lamento, ver que até mesmo a igreja tem incorporado como normal muitas ações comuns ao mundo! São as reuniões “sociais” e algumas idéias insanas que as afastam do Pai.

Os namoros impuros, cheio de prazeres da carne, são formas claras e evidentes da infidelidade ao Senhor.

Geralmente, estes relacionamentos culminam na fornicação.
É uma tragédia na vida de qualquer Cristão.
Fugir do pecado é uma forma sábia de agir.

Hoje, como cristãos, devemos ser diferentes dos mundanos, diferentes para melhor. Isto não significa que teremos mais dinheiro do que eles ou mais bens materiais. O que precisamos apresentar é um caráter precioso, uma vida digna de um representante de Deus na terra.

2- A diferença se manifesta no rompimento com a mentalidade do mundo.

Se o cristão foi colocado no mundo para fazer a diferença e não ser como o mundo, surge então a seguinte pergunta: Como ser diferente?
Essa diferença se manifestará com no rompimento com a mentalidade mundana.

O seu lema precisa ser o de RM 12: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”.
(não basta ser aparentemente diferente).

João 17:15, Em sua oração Jesus roga ao Pai: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guarde do mal...”.

Ser Guardado do mal significa que o cristão vai pensar diferente, falar diferente, ser um empregado diferente, aluno, vizinho... 2ª CO 2:17 “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura; as coisas velhas se passaram, tudo se fez novo.”

É por isso que é preciso romper com essa mentalidade mundana, combatendo e condenando todo tipo de mal.
O que se espera do verdadeiro seguidor é que ele tenha a mente de Cristo,
(1ª Co 2:16).

Isso é possível por uma vida santificada pela palavra V 17; que implica em apegar-se a Deus e detestar o mal.

Um grupo de crianças da primeira série foram conhecer um grande hospital. Depois de falar sobre os cuidados e a higiene no hospital e percorrer os corredores, ao final da caminhada pelo hospital a enfermeira perguntou se alguém tinha alguma pergunta.

Uma criança levantou a mão e perguntou: Por que e como as pessoas que trabalham aqui estão sempre lavando as suas mãos? A enfermeira sorriu e respondeu:

As pessoas que trabalham no hospital estão sempre lavando as suas mãos por duas razões: Primeiro, porque elas amam a saúde e segundo, porque elas odeiam os germes.

- Muitas vezes o amor e o ódio caminham lado a lado: “Vós que amais o Senhor, detestai o mal” (Sl 97:10). “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem” (Rm 12:9).

O mesmo João que nos falou que o amor é a marca do verdadeiro cristão (1 Jo 2:10), agora nos diz que a marca do verdadeiro cristão é não amar o mundo nem ser como o mundo.(1 Jo 2:15).

3- A diferença atrai aqueles que vivem no mundo e glorifica a Deus.
v 20,

A nossa diferença do mundo pode atrair para o evangelho os eleitos, e é claro que essa diferença vai provocar ódio do mundo como vimos no verso 14

É aqui onde entra uma questão; Estamos aqui para agradar o mundo ou fazer a vontade de Deus?
Muitos na sedução do mundo acabam desagradando a Deus para agradar ao mundo.

Os que são da luz são atraídos (mariposa)
Os que não são da luz, são das trevas (morcego) nasce na trevas morre nas trevas!

Jesus falou em MT 5:16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

Vemos na bíblia exemplo de homens que pela sua coragem e atitude de ser diferente, atraíram o ódio dos ímpios; mas no fim, o nome do Senhor foi glorificado.

Um exemplo vemos no livro de Daniel a história de Sadraque, Mesaque e Abedenego,
Que não se prostraram diante da estátua que o Rei Nabucodonozor fez;
Foram lançados na fornalha de fogo; Mas por Deus ter-lhes guardado do mal o Rei pronunciou tais palavras:

Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.(DN 3:28,29)

Outro exemplo que vemos também no livro de Daniel 6, é o próprio Daniel que era um homem temente a Deus e se desviava o mal; por ser diferente também atraiu o ódio dos ímpios;

Mas Deus foi glorificado por sua corajosa atitude de não se prostrar diante de um homem mesmo sabendo seria lançado na cova dos leões.
Porém Deus nos guarda do mal, como vimos na oração de Jesus JO 17:15;
E aqui Deus Guardou a Daniel. Daí o Rei Dario pronunciou as seguintes palavras: (DN 6:26,27)

Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim.
Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões.


O nome de Deus é glorificado pela nossa diferença, essa diferença não está basicamente na roupa que vestimos, na maquiagem, nos cabelos etc; apesar de que em tudo isso temos que ser prudentes; No entanto temos que ter em vista o estilo de vida que vivemos. Nosso estilo de vida deve caracterizar uma vida santificada pela palavra. E foi isso que o senhor Jesus rogou a Deus JO 17:v 17; 17 “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”.


CONCLUSÃO

• O cristão está no mundo, mas não é do mundo. O mundo ou seu sistema mundano é passageiro; Ele nos atrai, nos seduz. Mas não podemos esquecer que temos fazer a diferença.

E romper com a mentalidade mundana, tendo a mente de Cristo, amando aquilo que Deus ama e detestando aquilo que Deus detesta

O cristão é chamado do mundo e enviado de volta ao mundo como luz e testemunho (Jo 17:18). Essa diferença vai atrair aqueles que estão no mundo e que são eleitos de Deus, embora causará ódio àqueles que não são da luz. E o nome do Senhor será sempre glorificado.

Temos que ter cuidado porque o mundo entra no cristão pela porta do coração: “Não ameis o mundo...” (1 Jo 2:15). Não sejamos levados pela sedução de sermos como o mundo.

• Devemos sempre nos lembrar que o amor ao mundo é o amor que Deus odeia!

Pr Davi Buriti.