sexta-feira, 10 de outubro de 2008

FRASES DE BOLETINS DE IGREJA




O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui a comida.


Assunto do estudo de hoje: Pedro caminha sobre as águas.
Assunto do estudo de amanhã: Em busca de Pedro.


Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam os seus maridos!


Interessados em participar do grupo de planejamento familiar e não ter mais filhos, procurem entrar pela porta de trás.


Quinta-feira que vem, às cinco da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Todas as mulheres que desejem formar parte das mães devem dirigir-se ao escritório do pastor.


No estudo desta noite nosso pastor trará a mensagem intitulada “o que é o inferno”. Venha mais cedo e assista o ensaio do coral.


Teremos sorvetada na igreja próximo sábado, as irmãs que forem doar leite cheguem mais cedo.


Para aquelas irmãs que têm filhos e não sabem, o berçário fica no segundo andar.


Após a feijoada do próximo sábado teremos um período de meditação.


Os adolescentes apresentarão no dia 1º uma peça de Shakespeare. Venha assistir esta tragédia.


A irmã Laura agradece a todos os muitos irmãos que contribuíram para que finalmente ela engravidasse. Foi muito difícil, foi uma luta.


A irmã Zilda estará distribuindo Bíblias na favela na próxima terça. O diabo que se cuide.


Os irmãos e irmãs que não sabem ler devem devolver os boletins da igreja no final do culto, assim que já tiverem usado.


O novo zelador é o irmão Manuel. Não é casado, mas faz tudo que os outros mandam.


O pastor viajou para o enterro da mãe do irmão Paulo. No culto cantaremos “Ouve-se o Júbilo de Todos os Povos”.


O diácono irmão Zaqueu convida os homens da igreja para no próximo sábado podarem as árvores.


A todos os irmãos que doaram alimentos à família da irmã Lurdes a igreja agradece, ela morreu em paz.


Convidamos a todos para possessão do nosso novo pastor no dia 25. Tragam convidados par a assistirem.


Após o estudo bíblico sobre os filisteus iremos orar pelos filhos teus!


http://frasesprotestantes.blogspot.com/

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O VESTIDO AZUL


Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a Escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram muito velhas e maltratadas.

O Professor ficou penalizado com a situação da menina.
- "Como é que uma menina tão bonita pode vir tão mal arrumada para a Escola?”.
Separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu lhe comprar um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul!

Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas...

Quando acabou a semana, o pai falou: - "Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca, plantar um jardim.”.

Logo mais, a casa se destacava na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade. Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado...

Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao Prefeito expor suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários ao bairro.
A rua, de barro e lama, foi substituída por asfalto e calçadas de pedra.
Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.

E tudo começou com um vestido azul...

Não era intenção daquele professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, deu a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou fazendo que outras pessoas se motivassem a lutar por melhorias.
Será que cada um de nós está fazendo A SUA PARTE no lugar em que vive? Ou será que somos daqueles que somente apontam os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e a violência do trânsito?

Lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada.

É difícil reconstruir um Planeta, mas é possível dar um vestido azul.

Há moedas de amor que valem mais do que os tesouros bancários, quando endereçadas no momento próprio e com bondade.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

CUIDADO COM OS CHAVÕES


Todos os segmentos da sociedade possuem os seus chavões, expressões usadas com freqüência e repetidas mecanicamente. No meio evangélico, existem chavões para testemunhos, para orações e até para pregações. A grande pergunta é se tais expressões possuem respaldo bíblico, ou são apenas mais um meio “autorizado” de incutir idéias errôneas na mente dos cristãos, visto que são empregadas por pregadores e cantores.
Infelizmente, muitos líderes não têm primado pelo ensino genuíno das Escrituras, permitindo a proliferação de falsos conceitos entre os crentes desavisados. Tendo em vista que a Bíblia aconselha o cristão a submeter tudo que ouve ao crivo da Palavra “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a Palavra com toda a avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.” Atos 17.11 e I Ts 5.21, o objetivo deste artigo é analisar à luz do Texto Sagrado alguns dos mais conhecidos chavões evangélicos.

A QUEM PERTENCE À GLÓRIA
Anjos, arcanjos e querubins estão neste lugar
Usado pelos animadores de auditório, este chavão reflete a má aplicação da Bíblia. Tal expressão, às vezes, tem provocado maior entusiasmo do que a afirmação: “Deus está presente neste lugar”. Ora, a pessoa principal do culto é Jesus, não os anjos. A Bíblia diz que há alegria na presença de Deus (“Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.” Sl 16.11) e não na dos anjos. Além disso, se Miguel é o único anjo chamado de “o arcanjo”, na Palavra de Deus (Jd 1.9) e (Dn 10.21), como poderia haver arcanjos no meio da Igreja?
Sobre exaltação, culto aos anjos dentro da igreja: “Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos” Cl 2.18a.

"Deus vai operar agora, pois o seu nome é JÁ" Inegavelmente, o Senhor opera milagres durante o culto. Não obstante, as Escrituras não o apresentam com o nome “Já”, no sentido de que a sua operação é sempre imediata. Tal chavão tem origem no Salmo 64.4 “...o seu nome é “JA”, texto cujo real significado é ignorado pela maioria dos pregadores. O nome de Deus é JA (com duas letras maiúsculas) e não “Já” (significando “agora”). JA é abreviatura de JAVEH, nome pessoal de Deus oriundo do tetragrama hebraico YHVH, traduzido para Senhor ou Jeová. Na tradução espanhola de Casiodoro de Reina, o salmo 86.4 diz: “...JAH es su nombre...” Se o nome de Deus fosse “Já” (agora), a palavra seria Ya no espanhol. Na King James Version, tradução inglesa, empregou-se a mesma palavra: “...his name is JAH...” e não “at once” ou “now” (“Já”, em inglês). O equivocado chavão em questão demonstra como, na interpretação bíblica, pequenos detalhes são importantes.

"Eu te agradeço, Senhor, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
Empregada no fim das orações, essa expressão é imprópria, pois sugere a existência de uma quarta pessoa, acima ou no mesmo nível da Trindade. Alguns pregadores argumentam: “Se o batismo em águas é em nome da Trindade, por que não na oração?”. No batismo em águas, a fórmula de Mt 28.19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do espírito Santo;” é dita ao crente pelo ministro. No caso da oração, as palavras são dirigidas diretamente a uma das três pessoas divinas, tornando redundante o agradecimento em nome da Trindade.
Alguém perguntará: - Qual a maneira correta de se dirigir ao Senhor?
É importante esclarecer, a despeito do comentário acima, que a fé e a sinceridade sobrepõem as fórmulas de começo e término de orações. Todavia, não se deve esquecer de que o poder está no precioso nome de Jesus, o qual prometeu: “... Eu vos escolhi a vós... a fim de que tudo quanto em Meu Nome pedirdes ao Pai, Ele vos conceda”. Jo 15.16.

HERESIA E FALSA MODÉSTIA
"Após a oração, o pão será transformado no corpo de Jesus".
Alguns obreiros tem usado essa expressão ou outra semelhante para afirmar que o pão da Ceia, após a oração, transforma-se ou transubstancia-se no corpo de Jesus. Essa idéia é completamente herética, Jesus disse: “Tomai, comei; isto é meu corpo (...) fazei isto em memória de mim”, 1 Co 11.24. Em outras palavras, quando o crente leva o pão (pão mesmo!) à boca, ele deve se lembrar do corpo de Cristo, ferido no Gólgota. Portanto, “Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma desta pão...” 1 Co 11.28.

"Não sou pregador, mas vou falar algumas palavras".
De acordo com Mc 16.15, todos os Cristãos, de alguma forma, são pregadores: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. É claro que há irmãos que receberam um dom especial de Deus para pregar, tal como o Apóstolo Paulo (“para o que digo a verdade, não minto eu fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade.” 1 Tm 2.7); (“do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre.” 2 Tm 1.11). Entretanto, nunca se deve usar o chavão em apreço, pois exprime insegurança e despreparo. Nesse caso, o cristão deve atentar para a recomendação do Apóstolo Pedro: “...estai sempre preparados” 1 Pe 3.15.

"Eu não tenho nada para oferecer, mas Deus tem"
Os pregadores “humildes” que usam essa expressão pretendem mostrar que todas as bênçãos vêem de Deus. E isso é verdade (“toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Tg 1.17). Mas, na pregação, Deus só pode usar quem tem alguma coisa, “...porque da abundância do seu coração fala a boca” Lc 6.45. O pregador que se preza sempre tem algo da parte de Deus para oferecer, como Pedro, que usou o que tinha para levantar um coxo de nascença: (At 3.6).

"É motivo de grande alegria estar neste lugar"
De acordo com o salmista Davi, o Templo do Senhor é um lugar de alegria: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à Casa do Senhor” Sl 122.1. O chavão em questão, portanto, não está errado. Contudo, p seu uso, às vezes, parece ser mecânico. Há irmãos que o citam e, logo em seguida, começam a lamentar, relatando problemas ao auditório. É necessário ter cuidado para não dizer palavras mecanicamente sem uma reflexão sobre elas.

Alguns pregadores cometem erro semelhante ao pronunciar Glórias a Deus e Aleluias fora do contexto. Certo pregador, ao discorrer sobre os sinais da vinda de Jesus, disse: “Milhares de pessoas morreram neste século, aleluia, vítimas de terremotos! Glória a Deus!” É importante esclarecer que as palavras de glorificação não são para preencher espaços (tapa furos), tampouco para ser empregadas quando, de fato, se fala algo relacionado à operação de Deus.

"Abra a sua bíblia em primeira crônicas e segundo tessalonicenses"
No Velho Testamento foram escritos livros e não cartas, e no Novo Testamento, cartas e não livros. (Primeira LIVRO de crônicas? Segundo CARTA de Tessalonicenses)? NÃO! Deve-se então, anunciar: Leiamos em primeiro crônicas e segunda tessalonicenses.

CANTORES
"A minha voz não está boa, mas vou cantar pra Jesus"
Ora, o Senhor é digno de receber o melhor: “cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo” Sl 33.3. Se a voz não está boa, deve-se cantar em outra oportunidade. Se o instrumento está desafinado, deve-se primeiro afina-lo. Se o coração está triste, não se deve cantar, mas, sim, orar (Tg 5.13). O Cântico de louvor a Deus precisa ser encarado com muita seriedade, reverência e, sobretudo, com um coração preparado (Sl 57.7).

"Eu vou cantar um hino. Peço que os irmãos fiquem em Espírito de Oração"
Qual seria o real significado dessa expressão? Biblicamente, o Espírito Santo é o Espírito de Oração (Zc 12.10a), que “...intercede com gemidos inexprimíveis” Rm 8.26. Como não existe outro espírito de oração, pergunta-se: Quando alguém canta um hino, deve-se ficar “em Espírito Santo”? Na realidade, o que se deseja é que os irmãos fiquem em atitude de oração. Por conseguinte, deve-se dizer: “Os irmãos permaneçam orando em espírito”.
FUTILIDADES

"Eu vou ler um texto muito conhecido, pois a Bíblia diz que a Palavra de Deus se renova a cada manhã" De fato, a Palavra de Deus continua atual, nova, e os preceitos divinos imutáveis e universais, a despeito das grandes transformações que ora ocorrem no mundo. Entretanto, não há na Bíblia a informação de que ela se renove a cada manhã. Na verdade, o que se encontra: “...as misericórdias do Senhor se renovam...” (Lm 3.22,23)

"Eu não sei por que estou dizendo isto"
Há pregadores que costumam usar este chavão no instante em que falam algo além do que tinham preparado. Mas, se o pregador recebeu, no momento da exposição, uma Palavra específica do Espírito Santo, ele, na verdade, sabe porque está transmitindo tal mensagem aos ouvintes. A expressão correta seria contraposta: “Eu sei por que estou dizendo isso”, pois, se o pregador não souber por que está dizendo algo, é melhor não dizer...

"Saúdo os irmãos com a Paz do Senhor e os amigos com uma boa noite de salvação"
Porque somente os irmãos merecem ser saudados com a Paz do Senhor? Jesus não ensinou um tipo de saudação diferente para cada grupo de pessoas: Lc 10.5,6. No culto, a saudação diferenciada pode fazer o visitante se sentir inferior aos demais. E isso não é bom, pois o ouvinte da Palavra de Deus deve receber um tratamento especial por parte dos crentes. Nesse caso, sugere-se que a saudação seja igual para todos: “Saúdo a todos com a Graça e a Paz do Senhor”. Em tempo, vale salientar, o correto é “SAÚDO”, do verbo saudar, e não “saldo”, como se diz em muitos lugares.

Autor: Pb Ciro Sanches Zibordi - Belenzinho/SP
Informações adicionais e digitação: Pb Márcio Batista - Joinville/SC

A HISTÓRIA DO LÁPIS


O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante
do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse
como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades
nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve
esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós
chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou
escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."

"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha
para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou
sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre
cuide daquilo que acontece dentro de você."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca.
Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar
traços, e procure ser consciente de cada ação".

A BORBOLETA E A FLOR


Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta.
Entretanto, Deus lhe deu um cactos e uma lagarta.
O homem ficou muito triste e não entendeu o porquê de seu pedido
ter vindo errado, mas não questionou.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso cactos havia nascido a mais bela das
flores e a horrível lagarta transformara-se em uma belíssima borboleta.

Deus sempre age certo.
O Seu caminho é o melhor, mesmo que
aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
Se você pediu uma coisa à Deus e recebeu outra, confie.
Tenha a certeza de que Ele sempre dá
o que precisa, no momento certo.
Nem sempre o que você deseja, é o que você precisa.
Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos,
siga em frente sem murmurar ou duvidar.
O espinho de hoje...
Será a flor de amanhã!

JUSTIÇA


Patricia Hoenig

Certo vilarejo, há algum tempo atrás
aconteceu um crime que horrorizou as
pessoas daquele lugar.
Uma jovem de 14 anos, foi brutalmente
violentada e assassinada.
As autoridades daquele lugar, investigaram e
descobriram que o culpado era alguém de muita influência
e não podiam condená-lo.
Então resolveram culpar um pobre mendigo que ali
vivia, e que não tinha importância prá ninguém.
Sendo assim o prenderam, e o levaram a julgamento.
Ele em sua humildade, e apesar das torturas, continuava
a declarar que era inocente.
Mas como era preciso culpá-lo, até testemunhas
conseguiram para incriminá-lo.
Então, triste e angustiado, Fez uma prece
em silêncio, e pediu que a justiça fosse feita.
Então o Juiz, resolveu ter uma idéia, assim
ninguém desconfiaria, e diria que foi Deus que fez
a sua parte.
Então disse escreveremos em um papel, CULPADO, e em outro
INOCENTE, vamos dobrá-lo, e colocar num saco escuro, para que
o Réu, sorteie, e assim a sorte de Deus decida se ele é inocente ou culpado.
como a intenção era incriminá-lo, escreveu nos dois papel CULPADO,
dobrou e colocou num saco preto.
Assim que o mendigo sorteasse, sairia CULPADO, e no meio da confusão ninguém pediria para ver o outro papel.
O mendigo, levantou-se, deu um último suspiro e disse:
'A JUSTIÇA DE DEUS SEJA FEITA...'

Então colocou a mão no saco pegou um papel e o engoliu...
O Juiz, ficou zangado e disse, como vamos saber o que você sorteou.
O mendigo disse, é simples... Leia o que está no papel que ficou no saco.
O contrário será a palavra final.
No saco foi encontrado a palavra CULPADO
Aos olhos do público, ele engoliu a palavra INOCENTE.
E saiu com a certeza QUE A JUSTIÇA DE DEUS SEMPRE ACONTECE...

HISTÓRIA DE PERDÃO


Conta-se que, em alguns séculos atrás, no tempo da escravidão, aconteceu um fato comovente e marcante, que serve de exemplo para nós cristãos.
Um jovem de 16 anos foi vendido como escravo, e como todo bom trabalhador ele desenvolvia seu trabalho com coragem e dedicação. Com isso, foi ganhando a confiança do seu patrão, que logo percebeu que aquele jovem era diferente, pois de fato, ele era um jovem cristão. Passaram-se alguns meses, o patrão precisou fazer uma viagem a negócios; Mas antes de viajar, precisava deixar alguém responsável para cuidar dos negócios, ou seja, a compra e venda de escravos. E não encontrou outra pessoa que tivesse o caráter e confiança e responsabilidade que tinha aquele jovem. Então o chamando, disse: vejo que você é capaz de administrar os negócios enquanto eu volto; tenha cuidado para não comprar escravos velhos, doentes e fracos que não tenha condições de trabalhar. O patrão seguiu sua viagem e o garoto administrava de forma perfeita como foi instruído. Após alguns dias o patrão volta, e para sua surpresa, depara-se com uma cena inesperada; o Jovem havia comprado um homem velho, doente, sem força; e além do mais, estava numa cama especial sendo bem tratado pelo garoto. O patrão sem entender o que estava acontecendo, pergunta: este homem é seu pai ou algum parente seu? Não senhor, responde o garoto. Então porque você desobedeceu minhas ordens e comprou esse homem nessa situação? Então o garoto respondeu: ”é que quando eu era pequeno presenciei esse homem esfaquear e matar minha mãe na minha frente. Mas como sou um cristão, tenho uma bíblia que diz “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.( RM 12:20,21); e é isso que estou fazendo com ele.”
Aqui vemos um exemplo de perdão,
Muitas pessoas não perdoariam, como esse garoto o fez. Não é fácil perdoar, e quanto maior a intimidade que temos com aquele que peca contra nós, mais difícil é perdoá-lo. As Escrituras nos ensinam, contudo, que a má vontade em perdoar os outros nos retira o perdão divino. Jesus ensinou: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15).
Desde que todos os indivíduos responsáveis diante de Deus necessitam de perdão, é portanto indispensável que entendamos e pratiquemos o perdão. Medita nestas palavras e ore assim: “Senhor, vê se há em mim algum caminho mal, e guia-me pelo caminho eterno”
Um forte abraço e fiquem com Deus.

domingo, 5 de outubro de 2008

REDAÇÃO DE MENINO


A professora pediu aos alunos que fizessem uma
redação e nessa redação o que eles gostariam que Deus fizesse por eles.
À noite, corrigindo as redações, ela se depara com uma que a deixa muito emocionada.
O marido, nesse momento, acaba de entrar, a vê chorando e diz: "O que aconteceu?"
Ela respondeu: "leia". Era a redação de um menino.

"Senhor, esta noite te peço algo especial: me transforme em um televisor. Quero ocupar o seu lugar.
Viver como vive a TV de minha casa.
Ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao redor.
Ser levado a sério quando falo.
Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem questionamentos.
Quero receber o mesmo cuidado especial que a tv recebe quando não funciona.
E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado.
E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me.
E ainda que meus irmãos "briguem" para estar comigo.
Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo.
E, por fim, que eu possa divertir a todos.
Senhor, não te peço muito...
Só quero viver o que vive qualquer televisor!"

Naquele momento, o marido da professora disse:
"Meu Deus, coitado desse menino. Nossa, que coisa esses pais".
E ela olha e diz:
"Essa redação é do nosso filho".