sexta-feira, 24 de outubro de 2008

ACUPUNTURA TEM LIGAÇÃO COM OCULTISMO?


>> MEDICINA ALTERNATIVA: ACUPUNTURA

A realidade da acupuntura
>> Adicionado em 25/10/2005.
>> Por John Ankerberg e John Weldon, no JesusSite.

".estando sempre preparado para responder." (I Pe 3.15)

Definição: Acupuntura é a antiga prática chinesa de estimulação com agulhas, baseada na religião do Taoísmo (uma forma de ocultismo).

Fundador: Desconhecido; o texto tradicional chinês é O Clássico do Imperador Amarelo de Medicina Interna.

Alega-se Que Funciona de Que Modo? Diz-se que funciona estimulando certos pontos com agulhas, supostamente permitindo que a energia cósmica do universo (chi) flua livremente através dos órgãos e sistemas do corpo, mantendo a saúde.

Avaliação científica: Controvertida, mas em grande parte desacreditada; enquanto o seu Taoísmo é ignorado em estudos científicos, tais estudos ainda têm de demonstrar cientificamente a eficácia da acupuntura. Um estudo definitivo de três anos, lançado em 1991, conclui que a acupuntura nada mais é que, na melhor das hipóteses, um poderoso psicotrópico. [1]

Potencial de Ocultismo: Prática e filosofia taoísta; praticantes se envolvem com parapsicologia, programas de meditação e outras práticas do ocultismo usadas em conjunção com a terapia da acupuntura.

Maiores Problemas: A acupuntura funciona com base em princípios psicológicos, religiosos ou do ocultismo, e não princípios científicos, e nem segundo as teorias que propaga.

Avaliação Bíblico-Cristã: A acupuntura clássica envolve a prática de uma antiga medicina pagã que é inseparavelmente ligada ao Taoísmo.

Perigos Potenciais: A estimulação com agulhas ocasionalmente produziu complicações médicas e danos físicos, alguns deles sérios; pode mascarar o diagnóstico de uma doença séria; influência do ocultismo.

Origem

A origem da acupuntura é desconhecida, mas podemos encontrar práticas similares no antigo Xamanismo. O Dr. Samuel Pfeifer, consultor de psiquiatria e neurologia de uma clínica psiquiátrica na Suiça, observa:

O tratamento com agulhas, posteriomente denominado acupuntura (do latim acus - "agulha" e punctus - "ponto") no ocidente, retrocede aos médicos mais antigos, provavelmente xamãs espíritas. Eles realizavam rituais semelhantes a aqueles encontrados nas atuais seitas do vodu, que tentam expulsar os espíritos malignos introduzindo agulhas no corpo do doente. Estudiosos posteriores abandonaram o modelo demoníaco e integraram o uso de agulhas nas suas teorias astrológicas. [2]

Outra fonte indica que, entre o III e o I século a.C., a acupuntura foi usada em rituais de ocultismo como uma forma de sangria, que também permitia que os "espíritos maus", relacionados com a doença, saíssem. [3]

A acupuntura pode ter tido semelhantemente uma origem relacionada com o ocultismo na China, ou seu início pode ter sido mais secular. Pedro Chan é um pesquisador associado, acupuntura, no White Memorial Medical Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos, é autor de vários textos sobre a acupuntura. Ele observa que, de acordo com a tradição, há cerca de cinco mil anos os chineses observam que a dor poderia ser aliviada esfregando pedras nos seus corpos. Segundo se diz, eles observaram que quando alguns soldados eram feridos por setas, recuperaram-se de doenças crônicas. Com o tempo desenvolveu-se o princípio de que a estimulação do corpo, quer por pressão, quer por inserção de agulhas, poderia resultar no alívio de tais doenças. [4]

Por causa das teorias do ocultismo, todavia, que subjazem na acupuntura e de suas associações históricas com o ocultismo, alguma variação na primeira teoria provavelmente pode prover uma estimativa mais acurada de como a acupuntura se originou, até mesmo na China.

Potencial de ocultismo
Visto que a acupuntura é baseada numa filosofia do ocultismo que envolve a manipulação de energias vitais místicas; visto que a acupuntura é associada tradicionalmente com a magia, a astrologia e o ocultismo, e visto que muitos acupunturistas modernos são de fato paranormais que operam através de poderes do ocultismo, sem dúvida parte do sucesso da acupuntura é também devida a forças espirituais.

Extraído do livro Can You Trust Your Doctor? (Pode confiar no seu médico?), Brentwood, Tennessee: Wolgemuth & Hyat Publishers, 1991.

Você encontra essa matéria no livro os Fatos Sobre Saúde Holística e a Nova Medicina, Chamada Meia-Noite, Porto Alegre, RS.


Notas Finais

[1] Documento de posicionamento sobre a acupuntura, lançado em 1991 pelo Conselho Nacional contra a Fraude na Saúde, da Escola Universitária de Medicina de Loma Linda, na Califórnia, EUA. Na época da impressão do livro, de onde foi extraído este artigo, considerava-se a possibilidade de publicar o documento para a Pós-Graduação de Medicina.
[2] Samuel Pteifer, Healing at Any Price?, Milton Keines, Inglaterra: Word Limited, 1988, p.28.
[3] James C. Whorton, The First Holistic Revolution: Alternative Medicine in the Nineteenth Century" in Douglas Stalker, Clark Glymour, eds., Examining Holistic Medicine, Buffalo, NY; Prometheus Books, 1985, p.42.
[4] Pedro Chan, Finger Acupressure, New York, NY; Ballantine Books, 1978, p.11.


>> Fonte: John Ankerberg e John Weldon, no JesusSite. Informamos que a matéria está divulgada de forma integral e sem alterações ou cortes no texto.


http://www.tabernaculonet.com.br/luz.php?facho=t00299

Um comentário:

EDILSON VALDECI disse...

A paz Pr. Davi,

Como é maravilhoso termos irmãos que se relacionam entre sí, pois tenho aprendido e enriquecido os meus sermões através do seu blog.
Fique com o Senhor Jesus.