sexta-feira, 29 de maio de 2009

Você tem Dúvida de Sua Eleição?

por

Raniere Menezes




Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros... João 15:16

Biblicamente nós não temos a liberdade de escolher ou eleger a Deus, a liberdade de escolha pertence ao SENHOR. Não há em nós nenhuma legitimidade nem elegibilidade para merecermos a salvação. Sendo, assim, e cremos, perguntemos individualmente: como posso saber se sou ou não um eleito? Você tem dúvida de sua eleição?

“Ao SENHOR pertence a salvação!” (Jonas 2.9) É isso: a salvação vem de Deus, o SENHOR. O que moveu a escolha dEle? Seguramente Seu Senhorio e Soberania tão-somente. Pois de outro modo como poderia existir em mim algo digno de eleição?

Não há meio termo, ou foi a livre escolha de Deus que me escolheu ou estou perdido! Não há salvação sem Eleição (incondicional!). Efésios 1:4 nos diz: assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele... Antes mesmo da criação de Adão, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo. Os eleitos e somente os eleitos serão salvos! Nós sabemos disso! Deus salva somente os eleitos, - há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Rm 9.15. - Muros intransponíveis são os Seus decretos!

Se não podemos fazer nada por nossa eleição, e cremos nisto, como podemos saber se somos eleitos? Para quem acha que esse tipo de questionamento não é algo legítimo, é saudável citar William Perkins – um velho puritano da Inglaterra – para desfazer qualquer mal entendido. Não citarei suas palavras, mas seu conceito sobre um determinado aspecto da salvação: É possível duvidar da própria eleição? Sim, é. É possível um eleito regenerado ter ânimo dobre? (ser uma pessoa que não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer?) Sim, é possível. - Tiago 1:8. – Pode um eleito regenerado cair em desespero e duvidar da própria fé? Sim. Tudo isso pode acontecer como tentações, mas para todos os males espirituais que atingem os eleitos há remédio! Não precisa entrar numa crise existencial ou coisa parecida.

Se você tem dúvida de sua eleição, há três doutrinas especiais que você precisa urgentemente estudar ou rever: Chamada Eficaz (ou Vocação Eficaz), Justificação e Santificação. Se você tem passado por ânimo dobre, desespero e dúvida da fé, concentre-se nas doutrinas da Justificação e Santificação. Não há outro remédio. Deus não enviará uma voz do céu para dizer que você é um filho(a) amado(a)! Se você tem dúvida da sua justificação, concentre-se somente na doutrina da Santificação. Se você tem dúvida de sua eleição, o recado está dado, o que você está esperando? Vá orar e estudar!


--------------------------------------------------------------------------------

http://www.monergismo.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz Pr. Davi,

Esta sentindo a sua falta com mensagens que edificam as nossas vidas. Maravilhoso post. Fica com Deus.