quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Vamos Pular?!


Marcelo Lemos

Vamos Pular?
O texto a seguir, originalmente publicado em uma comunidade do Orkut, foi uma resposta a alguém que defende o uso de dança como aparato liturgico, dentro da Igreja do Senhor. Pretendo publicar minha respota a esta pessoa como uma ‘tese interpretativa’, e solicitar que os irmãos me ajudem no aprofundamento bíblico e exegético desta questão.

************

Percebo que é a segunda vez que o irmão cita o texto do Salmo 150, apresentando-o como base para o uso da dança no serviço de adoração publica; i.e., na Igreja. Me perdoe por não ter comentado sobre este texto antes, tendo, então, ignorado o seu argumento; o qual, admito, é bem forte.
Forte, porém, penso, não conclusivo, pelas razões que passarei a listar.

a) Não é correto afirmar dogmaticamente que o texto do Salmo 150 demonstre como, ou com que, a adoração deva ser feita dentro do Templo. Compreender este detalhe é fundamental.

Observe como você colocou a questão;

“Louvai a Deus no seu santuário…(v.1)

…Louvai-o com o tamborim e a dança.“(v.4)

E o irmão admite que fez questão de grifar o termo “santuário”, que aparece no verso 1, e o termo “dança”, que aparece no versículo 4. Qual a intenção aqui? Claramente, fazer com o que texto signifique: “Louvai a Deus no seu santuário com dança!”.

Porém, seria realmente este o ensino do texto bíblico?

O título do Salmo é introduzido como sendo “Louvai ao Senhor”. Em outras palavras, o tema a ser tratado é o louvor que devemos ao Senhor. O primeiro verso diz ONDE Deus deve ser louvado: primeiro, se diz sobre adorá-Lo no “santuário”; em segundo lugar, se diz sobre adorá-Lo “no firmamento do seu poder” (v.1). A referencia é geral, indica que ele deve ser louvado em todos os lugares, no culto, e também na vida cotidiana, nas coisas comuns e seculares, etc.

Confira que a maioria dos comentaristas admitem o ponto acima; ou seja, Deus deve ser louvado, no Templo, e em toda a sua criação. E alguns chegam até mesmo a dizer que “seu santuário” indique exatamente toda a obra de suas mãos; idéia que achamos interessante, mas não muito natural. Ficamos com a opção interpretativa mais comum, então.

b) Precisamos, portanto, tentar investigar quais tipos de instrumentos eram utilizados para a adoração DENTRO do Templo, na antiga dispensação. Porque, quase nunca as pessoas pesquisam este assunto?

As regras para o uso de instrumentos DENTRO do Templo foram estabelecidas por Davi, sob a inspiração do Espirito Santo. Referencias bíblicas;



Dancinha, rebolados, pulinhos...???
E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria. (1Cro 15:16)

E todo o Israel fez subir a arca da aliança do SENHOR, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas. (1Cro 15:28)

Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir comcímbalos; Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus. (1Cro 16:5-6)

Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta. (1Cro 16:42)

E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério: (1Cro 25:1)

Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei. (1Cro 25:6)

Tempos depois, na época do Rei Ezequias, quando o povo de Deus foi reestabelecer a verdadeira adoração, eles novamente se pautaram nas regras liturgicas estabelecidas por Davi;

“E pôs os levitas na casa do SENHOR com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do SENHOR, por mão de seus profetas. Estavam, pois, os levitas em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas.” (2 Cro. 29.25,26).


Como era a adoração no Templo?
Observe que Deus controlava tudo, até mesmo o tipo de instrumento que poderia ser utilizado, e por quem. E o mais importante: a Bíblia nos diz exatamente qual era o uso que a congregação fazia de tais instrumentos. Hoje, muitos querem nos dizer que eles eram usados para “dança”, “rebolados”, “mexe-remexe”, “dança profética”, e outras inovações liturgicas extravagantes. Mas, que diz a Bíblia? Como tais instrumentos eram utilizados?

‘E Ezequias deu ordem que oferecessem o holocausto sobre o altar; e ao tempo em que começou o holocausto, começou também o canto do SENHOR, com as trombetas e com os instrumentos de Davi, rei de Israel. E toda a congregação se prostrou, quando entoavam o canto, e as trombetas eram tocadas; tudo isto até o holocausto se acabar. E acabando de o oferecer, o rei e todos quantos com ele se achavam se prostraram e adoraram.’ (2Cro 29:27-29)

A musica tinha o momento certo de começar: “quando começou o holocausto, começou também o canto”.

A música tinha um efeito único sobre toda a congregação: “e toda a congregação se prostou, quando entoavam o canto, e as trombetas eram tocadas”.

A atitude de reverencia durava até que a música acabasse: “tudo isto até o holocausto se acabar”

Assim, pergunto: em qual momento, a luz do Antigo Testamento, a dança fazia parte da liturgia DENTRO do Templo? Até onde pude pesquisar, NAS ESCRITURAS, a dança jamais fazia parte do serviço de adoração!


Por fim, o termo “dança”, que aparece no Salmo 150, pode ser também traduzido como “flauta”, ou como “coro que responde em eco”. Seja com for, o contexto imediato, e o contexto veterotestamentário, não nos permitem ver nenhum tipo de dança no serviço litúrgico estabelecido para o antigo povo de Israel.

Aberto a criticas, correções, e sugestões, ok?

http://olharreformado.wordpress.com/2009/10/14/vamos-pular-que-dizer-sobre-danca-liturgica/

Nenhum comentário: