quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DEUS LEVANTA OS CAÍDOS



...embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Ef 6.16

A exortação do Filho de Deus é que corremos perigo em pôr nossas ambições, interesses e esperanças nesta vida. “Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração” (Lc 12:24). A recomendação bíblica é evitar coisas que tenham por centro e alvo apenas este mundo; ou seja, interesses puramente mundanos. Não poucas vezes nos tornamos culpados de sérios e tristes lapsos em nossa vida espiritual. E por causa dessas coisas nos deixamos tentar por “status” vazios. Inflamos como um “João bobo”, um boneco de plástico cheio de ar, empurrados de um lado para o outro, mas, pela graça não caímos totalmente.

Se não mantivermos a guarda e a vigilância aos perigos da vida espiritual, rapidamente iremos declinar. Muitas vezes, como regenerados, estamos expostos a inúmeros inimigos, e nossa fé – como bem definiram os teólogos de Westminster: “pode ser muitas vezes e de diversas formas assaltada e enfraquecida, mas que logra vitória” (XIV,§III) – Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça... (Lc 22.31,32).

Reconhecemos que o único alvo consiste em agradar a Deus, trabalhando para a Sua honra e glória, mas somos fracos. Super-crentes é ficção. Não nos iludamos! Todos nós estamos expostos as múltiplas investidas do pecado e do Maligno, porém, mesmo que venhamos a sentir que somos terrivelmente inúteis como servos de Deus, lembremo-nos que o nosso Deus levanta os caídos. “...porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus? (1João 5.4,5)

Raniere Menezes

Nenhum comentário: