Fundamentalismo em Pernambuco
///// Em 1923 cerca de 1.300 pastores da Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos assinaram a célebre "Afirmação de Auburn" em que negavam as doutrinas fundamentais chamando-as de teorias. Este grupo chegou a dominar o maior seminário americano Princeton, que tivera no passado vultos como Hodge, Warfield e o board de missões estran-
geiras de Nova Yorque.
///// Nesta época o grande batalhador pela fé e teólogo Dr. Gresham Machem, ladeado de colegas como os Drs. Robert Dick Wilson, Oswald T. Allis, Cornelius Van Til, e seguidos de jovens ministros, entre os quais Dr. Carl McIntire, organiza a junta independente de missões a fim de só enviar aos campos de trabalho missionários verdadeiramente fundamentalistas.
///// Estes pastores foram intimados a dissolver a junta sob a alegação de que ela representava falta de contribuição destes homens para com o programa oficial da Igreja. Como não atende-
ram a estas intimações estes homens foram depostos da ordem e excomungados pelos seus respectivos presbitérios, por ordem do supremo concílio da igreja arbitrária.
///// No Brasil a cena se repetiu em 1956 quando os Revs. Dr. Israel Furtado Gueiros, Prof. Ageu Vieira, Prof. Uzzae Canuto, Francisco Gueiros e Antônio Carvalho foram, pelos seus respectivos presbitérios, depostos do ministério e excomungados como os seus colegas americanos o tinham sido, por motivos absolutamente idênticos, sob os mesmos pretextos e com a mesma prepotência.
Precursores do movimento fundamentalista em Pernambuco
///// Nomes como: John Rockwell Smith, Dr. George William Butler, William Calvin Porter, Juventino Marinho e Rev. Dr. Antônio Almeida figuram nesta galeria de vultos fundamen-
talistas. Dentre eles o mais destacado nesta luta em defesa da fé, sem desmerecer os nomes citados, foi o Rev. Jerônimo Gueiros.
///// O movimento fundamentalista no Brasil originou-se em Pernambuco e teve como precursor o Rev. Jerônimo Gueiros, que lutou contra o catolicismo romano no Ceará, contra a heterodoxia, contra o espiritismo e contra o modernismo teológico.
///// Surgiu em 1932 a luta dentro da própria Igreja Presbiteriana do Brasil, ano em que oficialmente, ainda que num concílio irregular, entrou na Constituição que lhe foi imposta, o dedo do modernismo teológico. Lá (na Constituição) apareceu uma idéia que admitiu a possibilidade antibíblica de mulheres receberem ordens para o exercício de ofícios dentro da Igreja. Levantou-se a voz do norte, pela pena do Rev. Jerônimo Gueiros, mas a sua voz não foi ouvida. Não se discutia a questão para que ela morresse no espírito irrequieto desse norte acostumado a sofrer.
///// A questão foi, pelos trâmites legais, do presbitério sulino ao sínodo. Chegou ao Supremo Concílio em Fortaleza, mas não teve solução. O protesto da única voz que se levantou em plenário foi abafado e com ele as esperanças de correção diminuíram mas não se extinguiram no espírito do Prof. Jerônimo Gueiros.
///// Foi quando se preparou para ser posto fora da Igreja, sem que as propriedades que custaram o esforço e o suor do seu povo fossem sacrificadas como em outras terras já acontecera. Juridicamente fora, praticamente dentro da Igreja, aguardou a solução final que só apareceu em 1950 no Supremo Concílio de Caratinga � MG.
///// Foi logo depois desse fato que pronunciou um discurso com que recebia um seu irmão de ideais, vindo dos Estados Unidos, o Rev. Carl MacIntire. Diante da Igreja Presbiteriana da Boa Vista, em seu discurso de recepção ao Rev. MacIntire, em 1951, assim se expressou:
///// �Dr. MacIntire:
///// Nesta hora solene desejo que ouçais da minha própria boca, a síntese do que penso quanto à atitude que devemos manter, no seio da cristandade, neste momento crítico de conflito nunca visto entre a luz e as trevas, entre os ensinos de Deus e da Bíblia e os erros do modernismo teológico e seus disfarces... Posso, pois, dar praticamente as destras da fraternidade a vós e a todos os vossos companheiros que ora vos empenhais, em todo o mundo, no santo propósito de acordar o espírito de pureza doutrinária das igrejas fiéis à Bíblia, para o santo combate da fé contra a apostasia e contra a tentativa de consenso entre o Templo de Deus e os ídolos. Dada a minha fidelidade à pureza da doutrina cristã é grande o meu prazer em vos saldar nesta hora solene de encontro fraternal.�
(Anais do Centenário da Igreja Presbiteriana do Recife � 1978)
///// Nos últimos dias de vida, o Rev. Jerônimo Gueiros, suspirando por mais vida para lutar o santo combate da fé, deu um último conselho ao seu sobrinho que também era pastor. �Meu filho, sustenta a bandeira, prega o evangelho�. O sobrinho era o Rev. Israel Gueiros. Ao ver aproximar-se o fim manda um recado, pelos filhos, ao rev. Israel: �Digam a Israel que pregue o evangelho de São João�. Momentos depois dormiu no Senhor.
Fundação do Presbitério do Norte da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil
///// Em 27 de julho de 1956 a Igreja Presbiteriana do Recife renunciou temporariamente a jurisdição da Igreja Presbiteriana do Brasil, passando a reger-se pelo velho Livro de Ordem, até que a Igreja Presbiteriana do Brasil desfizesse a injustiça que fora consumada contra o Rev. Israel Gueiros, pastor da referida igreja, por um tribunal em que os próprios acusadores se constituíram em juízes.
///// As acusações feitas ao Rev. Gueiros foram as de ter afirmado o seguinte:
- Que o seminário é controlado pelas missões
- Que a liderança da instituição é definitivamente a favor do Concílio Mundial de Igrejas
- Que os missionários não levantaram objeções ao incidente do professor que alegou haver erros na Bíblia
- Foi necessária uma ação unânime do sínodo para a remoção do professor
///// O Rev. Gueiros afirmou ter feito estas declarações e provou que elas eram verdadeiras, conforme citado no livro �Perseguido mas não Desamparado� (pág 49 � 53/1958).
///// No mês de maio do mesmo ano os membros do presbitério de Pernambuco solicitaram a executiva do mesmo que convocasse uma reunião extraordinária do presbitério para ouvir o referido ministro acerca dos seguintes itens:
- Acusações graves contra pastores que não apóiam o movimento liderado por Carl MacIntire.
- Utilização da autoridade que os cargos eclesiásticos lhe conferem para atentar ostensivamente contra a unidade da Igreja, concitando ao cisma.
- Uso do nome de concílios e ministros da Igreja Presbiteriana do Brasil para uma campanha financeira nos Estados Unidos com a finalidade de angariar meios para organizar e manter um novo seminário teológico no Recife.
- Acusações graves contra o Seminário Presbiteriano do Norte para justificar a existência do novo seminário.
- Declaração de ter sido forçado a renunciar ao professorado do seminário (SPN) por combater o Modernismo dentro da denominação.
///// O presbitério reunido como tribunal em 01/08/1956 para julgar o processo instaurado contra o ministro presbiteriano Israel Furtado Gueiros considerou-o culpado e aplicou a pena de afastamento dos ofícios com comunhão e por tempo indeterminado. (Perseguido mas não Desamparado, pág 98 � 91)
///// O Rev. Israel Gueiros então apelou para o tribunal do Sínodo Setentrional mas o Tribunal do Presbitério de Pernambuco, examinando o recurso de apelação interposto pelo Dr. Gueiros, resolveu não encaminhar os autos para o sínodo por considerar a apelação prejudicada pelos seguintes atos praticados pelo réu:
- Não se submeter à pena de afastamento dos ofícios, por tempo indeterminado, aplicada por este Tribunal.
- Incitar e promover um cisma na Igreja Presbiteriana do Recife.
- Inaugurar e manter um novo seminário teológico no recife, contra as determinações da Constituição da IPB.
- Declarar de púlpito que não se afastaria do pastorado da Igreja Presbiteriana do Recife.
///// O Tribunal do Presbitério de Pernambuco resolve:
- Depor o Dr. Israel Furtado Gueiros do ofício de ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil e excluí-lo da comunhão da Igreja.
- Apelar, extraordinariamente, destas resoluções para o Tribunal do Supremo Concílio, na forma do artigo 127, letra B, in fine, do Código de Disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil.
///// Isto aconteceu no mês de agosto de 1956. Não podemos precisar o dia pois o Tribunal se reuniu para apenas referendar o que veio de reuniões e conciliábulos secretos, pois, a sentença foi lavrada por alguém, com antecedência, por alguém fora do Tribunal que a mandou datilografar deixando a data em branco, por não saber quando o mesmo iria deliberar. Por um destes descuidos providenciais a cópia da sentença que foi enviada ao Rev. Gueiros está sem data. �Sala das seções, ..... Agosto de 1956�. Ficou espaço para ser colocada a data quando tomassem a resolução, e alguém esqueceu de encher o espaço. Isto sem falar no absurdo da irregularidade do Tribunal constituído, tendo como juízes os próprios acusadores.
///// O Rev. Israel Gueiros foi expulso da Igreja Presbiteriana do Brasil quando completava 25 anos de ministério. Agora se encontrava só com a sua igreja, e uns poucos pastores que aderiram à sua causa. Foi quando em contato com o presbítero Joselindo Cordeiro Sobral, então presbítero da Igreja Presbiteriana do Catonho � Garanhuns/PE, e que passava pelas mesmas dificuldades com a sua igreja disse ao Dr. Gueiros: �Israel, não existe presbiteriano sem presbitério, temos o número suficiente de igrejas para formar um�. Estas palavras foram um incentivo ao Rev. Gueiros que o levou a formar o Presbitério do Norte da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, em 21 de setembro de 1956 com quatro igrejas, a saber:
- Igreja Presbiteriana do Recife
- Igreja Presbiteriana do Catonho
- Igreja Presbiteriana do Fama
- Igreja Presbiteriana do Bongi
///// A reunião histórica da formação do presbitério aconteceu na Igreja Presbiteriana do Recife e aqui vai uma transcrição do resumo da ata desta primeira reunião do Presbitério do Norte da I.P.F. do Brasil:
�Depois do culto de Ações de Graças pelo jubileu de prata do ministério do Rev. Dr. Israel Gueiros, em que o orador oficial foi o Rev. Roderick Carneiro de Melo, foi declarado fundado o Presbitério do Norte e, como também, a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, tudo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e para a prosperidade do Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Foram arrolados oficialmente neste presbitério os seguintes membros: Revs. Dr.Israel Furtado Gueiros, Roderick carneiro de Melo, Uzzai Canuto, Ageu Vieira e presbíteros Joselindo Cordeiro Sobral � representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Catonho. Antônio Ferreira dos Santos � representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Fama.. Dr. Emerson Pinto da Silva Souto � representante da Igreja Presbiteriana do Recife e Abel de Lima Albuquerque (no dia 23 de setembro) representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Bongi. Mesa: presidente Rev. Dr. Israel Gueiros Furtado Gueiros; vice-presidente Rev. Uzzai Canuto; secretário permanente Rev. Roderick Carneiro de Melo; tesoureiro presbítero Israel Oliveira�
(Jornal a Defesa � 01 � 20/11/1956)
///// Uma das resoluções daquele presbitério foi filiar a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil a C.I.E.F. � Confederação das Igrejas Evangélicas Fundamentalistas do Brasil e ao I.C.C.C � Concílio Internacional de Igrejas Cristãs.
Desenvolvimento do trabalho fundamentalista em Pernambuco
- Inaugurada a Congregação Presbiteriana Fundamentalista do Engenho do Meio em Agosto de 1956.
- Organiza-se a I.P.F do Bongi em 23 de setembro de 1956 com 44 membros sendo o seu primeiro pastor o Rev. Antonio de Carvalho.
- Fundada a I.P.F em Poço das Ovelhas, município de Pedra � Garanhuns em 02 de novembro de 1956 com 40 membros. Na sua fase de organização tinha na Escola Dominical 80 alunos e 24 sócias na sociedade auxiliadora.
- Organizada a I.P.F de Abreu e Lima em 27 de janeiro de 1957 sendo empossado no cargo de pastor o Rev. Francisco Gueiros. Até a sua organização a igreja esteve sob os cuidados do seminarista Cleto Portela.
- Organizada a I.P.F de Garanhuns em 10 de fevereiro de 1957, pastor Rev. Israel Gueiros e co-pastor Rev. Ageu Vieira.
- Aberto um trabalho em Ingazeiras em agosto de 1957. Também em Tavares na Paraíba.
- Inaugurada a I.P.F. do Paulista em 08 de setembro de 1957.
- Inaugurada a I.P.F. do Ipsep em 31 de outubro de 1957.
- Inaugurada a Congregação Presbiteriana Fundamentalista de Arcoverde em dezembro de 1957 com 224 pessoas.
- Inaugurada a Congregação em Olinda (provavelmente em maio de 1958).
- Adesão, por unanimidade, da Igreja Presbiteriana de Gameleira � PE a I.P.F do Brasil em 28 de maio de 1961.
- Fundada a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Cabo no dia 06 de setembro de 1971.
- Seminário Teológico fundado em 12/08/1956. Iniciou-se com precários recursos mas com muita confiança em Deus com pouco mais de um ano já contava com trinta alunos.
6 comentários:
Gostaria de parabenizar o Pr. Davi Buriti pela iniciativa de manter esse blog. Com excelentes textos, é mais uma porta para a propagação do evangelho. Deus o abençoe, pastor!
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
Excelente post, caro Pr. David. Deus o agracie e o ajude a continuar a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Abraços reformados e fundamentalistas!
Ao lermos o livro da Família Gueiros, escrito por David Gueiros, ele diz que Jeronimo e Israel não se davam tão bem assim não. Difícil dizer que Jeronimo foi precursor do movimento fundamentalista apenas por combater os católicos e pentecostais. Leiamos o capítulo do livro que citei que fala sobre os dois pastores, veremos muitas diferenças.
Pr. Davi, sabe me informar se o jornal A Defesa ainda circula ? e se não, qual foi o último ano de circulação dele? Passei uma temporada no Recife e tive contato com algumas edições de 1960/70.
Abs
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