quinta-feira, 13 de agosto de 2009

LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ


Lc 17:32

As pessoas que levam a sério os avisos e as advertências, são pessoas que revelam-se obedientes.

A Bíblia ensina que para Deus é melhor obedecer do que sacrificar.

A escritura está repleta de fatos que revelam a obediência de homens e mulheres de Deus. Fatos estes que são dignos de serem imitados.

Por outro lado, ela (a bíblia), também relata acontecimentos onde aparece estampada a desobediência de algumas de suas personagens, como por exemplo, a que serve de base para nossa mensagem, a Mulher de Ló.

Foi tão sério o castigo recebido por essa mulher que levou Jesus a advertir-nos dizendo: “Lembrai-vos da mulher de Ló”.

A esposa de Ló professava a verdadeira religião: seu marido era um "homem íntegro" (2 Pedro 2:8). Ela deixou Sodoma com ele no dia da sua destruição; ela olhou para trás, em direção a cidade, em desobediência a ordem expressa de Deus;

Ela morreu imediatamente, transformando-se em uma estátua de sal. E o Senhor Jesus Cristo a utiliza como exemplo para Sua igreja; Ele diz: "Lembrai-vos da mulher de Ló".

É uma advertência solene, quando consideramos a pessoa que Jesus menciona. Ele não nos convida a lembrar de Abraão, ou Isaque, ou Jacó, ou Sara, ou Ana, ou Rute. Não! Ele escolhe alguém cuja alma estava perdida para sempre.

Ele clama a nós: "Lembrai-vos da mulher de Ló".
É uma advertência solene, quando nós consideramos sobre o tema de Jesus. Ele está falando da Sua segunda vinda, quando virá julgar o mundo; Ele está descrevendo o estado terrível de despreparo no qual muitos serão achados.

Os últimos dias estão na Sua mente, quando Ele nos diz: "Lembrai-vos da mulher de Ló".

Veremos a seguir o que consistiu a desobediência dessa senhora.

Em primeiro lugar,

I- O SEU TESOURO ESTAVA EM SODOMA.

1- Seus bens era para ela mais importante do que a própria vida

2 – Deu mais ouvido a voz da avareza do que a voz dos mensageiros de Deus (os anjos)

3 – Jesus ensinou que aonde estiver o tesouro de uma pessoa ali também estará o seu coração. MT 6:19,21 o tesouro da mulher de ló não estava no céu, mas em Sodoma.

4 - Ela deixou-se influenciar pelo mundanismo, seu esposo ló era um homem justo, não concordava com o viver dissoluto dos sodomitas; pelo contrário afligia-se diante do que via e ouvia.

5 - Sua desobediência custou o preço da própria vida. Foi transformada numa estátua de sal. Ficou imobilizada, estática.

EM SEGUNDO LUGAR

II – ELA DESOBEDECEU A AUTORIDADE DIVINA

1- A Bíblia adverte: “Deus não se deixa escarnecer...”(Gl 6:7)
Se desobediência as autoridades terrenas implica em castigo, quanto mais desobedecer a Deus .

2- A bíblia adverte: mais horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo (Hb 10:39)

3- Com a sua tomada de posição e rebeldia, ela desrespeitou a autoridade suprema.

4 – Toda desobediência tem seu preço.
Quando os homens desobedecem as autoridades seculares recebem a justa punição aqui neste mundo.

Desobedecer a Deus implica em punição aqui e na eternidade.
O castigo eterno ou inferno onde chamamos da manifestação da ira de Deus aos filhos da desobediência é o lugar preparado para o ímpio.

Quanto aqueles que não são destinados para esse fim, o senhor repreende castiga e chama a obediência.

EM TERCEIRO LUGAR

III – A MULHER DE LÓ TORNOU-SE O SIMBOLO DA DESOBEDIÊNCIA

1- Enquanto Jesus diz que nós somos sal da terra e luz do mundo, a mulher de Ló tornou-se um sal imprestável para ser usado.

2 – enquanto a bíblia recomenda que o crente deve ser exemplo dos fieis, a mulher de Ló tornou-se exemplo dos infiéis.

3 - a sua desobediência causou profunda tristeza a seu esposo e filha.
O desobediente entristece a igreja, seus membros, e o próprio cristo que é o noivo da igreja.

4 – Por não terem sua mãe ao seu lado para orienta-las, antes vendo seu péssimo exemplo, suas filhas se prostituíram com seu próprio pai.

A punição divina aplicada a mulher de ló, deve servir de advertência para nós hoje.

CONCLUSÃO

Esperamos que as advertências do senhor Jesus sirva de exemplo para cada um de nós.

Procuremos ser obedientes a Deus em tudo, colocando o nosso coração não nos tesouros terrenos mas no nosso tesouro que está nos Céus.

Pr Davi Buriti

Um comentário:

Unknown disse...

Ola! Pr.Davi Buriti a paz do Senhor,
Gosto muito das suas postagens pois sou fassinado pelas maximas Bíblica; principalmente quando o assundo é salvação como este da mulher de Ló.
Tomando liberdade na sua postagen quero dizer que apezar de Jesus nos alertar dizendo: "Lembrai-vos da mulher de Ló" esta mulher na verdade é a concequência de uma sequência de atitudes erradas; iniciada com a escolha de Ló para condusir a sua familia, desviando-se dos planos de Deus deixando a companhia do seu tio Abraão, para viver no meio de uma sociedade impia e perversa,levando a sua familia a se corromper não só
no apego aos bens materiais os quais levaram a sua esposa a morte, como também perverteram moralmente as suas filhas as quais praticaram incesto com o proprio pai,jerando duas nações impias "Os moabitas e os Amonitas" assim a trajédia se concretisou com toda aquela familia que desobedeseu
a Deus. (Gn-13:1-13 -Gn-19:1-38)
Pr. Davi, que nos Igreja de Jesus Cristo jamais venhamos esquecer do castigo dessa mulher e perdermos nossa salvação por causa de apegos a bens materiais ou outra carnalidade qualquer. Deus te Abençõe em nome de Jesus.