quinta-feira, 27 de setembro de 2007

INVERSÃO DE VALORES II

Inversão de valores II TM 4:3-5

Vimos no primeiro estudo alguns pontos sobre a perversão dos valores;
Pudemos observar um lado moral, onde os homens instigados por satanás e entregue aos prazeres carnais deleitam-se nas práticas contrárias a natureza e a Lei de Deus.

Pudemos então observar a inversão do princípio de namoro cristão como uma base para o casamento;

A questão do ato sexual apenas no casamento; A questão do sexo dentro dos parâmetros naturais, também entramos um pouco na questão cientifica onde a maioria pervertida nega a criação bíblica e sustentam a evolução.

Hoje, no entanto veremos a inversão de valores de um lado religioso, ou seja, as perversões que temos visto no âmbito da igreja, na prática religiosa, em fim, no culto e na adoração.

O efeito da perversão da adoração instintiva a Deus é a perversão de outros instintos, que se afastam de suas funções apropriadas.

Analisando a Igreja de hoje percebe-se que ela está enfrentando duas grandes crises: Crise doutrinária e crise moral-espiritual. Ela está, como o apóstolo já previa, apostatando da verdadeira fé (I Timóteo 4:1). Vamos ver porque.

1- Perversão da doutrina bíblica

Existem muitas heresias penetrando a Igreja. Muitas dessas heresias vêm da parte dos chamados neo-pentecostais, que são o maior grupo evangélico do país,
e têm muitos canais de televisão, onde propagam suas doutrinas estranhas, mais centradas no poder do homem que no poder de Deus. Uma delas é a famosa doutrina da determinação;

Segundo esse ensino, Deus é uma espécie de gênio da lâmpada, que está na Igreja somente para realizar os nossos pedidos. A maioria dos cristãos; dessas igrejas estão lá para pedirem,

e pedirem não bens espirituais, mas materiais. A adoração passou para 2º plano, Deus já não é mais adorado em espírito e em verdade; (João 4:24), mas as pessoas somente determinam; que querem tal coisa, e Deus tem que dar de qualquer jeito. (Isso é inversão de valores)

Como diz a música do grupo Logos: Quem antes era servo agora acha-se Senhor, dizendo a Deus como Ele tem que agir. (inversão de valores). É Deus quem determina, é Ele quem exige de nós e não nós dEle.

Essas heresias estão invadindo até as igrejas em geral. Quebra de maldição, prosperidade, determinação, são palavras que estão entrando no vocabulário de muitas denominações.

O chamado Evangelho de Prosperidade está conquistando muitas pessoas e muitas igrejas. Mas será esse o evangelho de Cristo?

Vemos ainda a materialização da fé, ou seja, os fieis são levados a depositar sua fé em um copo com água, água benta, água ungida, uma peça de roupa, galho de arruda, etc.

O conhecimento bíblico na Igreja vem abaixando cada vez mais. As pessoas não querem saber mais de Bíblia. Se você pregar para esses cristãos que Maria pode curar também,
pode ter certeza que quase toda a cristandade evangélica irá buscar apoio em Maria, pois não tem conhecimento bíblico, só querem milagres e prosperidade. Seu conhecimento é superficial, não tem nenhuma profundidade.

O Apostolo Paulo escrevendo a Timóteo em 1ª TM 1:3 diz
Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina”,

Em 2ª TM 4:3 ele diz:
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”;

É o que temos visto, muitos “doutores” teólogos que ensinam uma doutrina diferente que vai além da verdadeira doutrina bíblica.
E sobre isso o Apostolo Paulo falou:

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”. (maldito)GL 1:8,9

Ai ficamos preocupados por saber que muita gente é adepta desses grupos que pregam um outro evangelho que inverte os valores; acaso não estaria esse povo também debaixo de maldição?.

Hoje a Igreja não quer mais pregar a mensagem da cruz. Isso está fora de moda.
Não querem mais Bíblia na Igreja, querem shows e mais shows.
O negócio é a religião show!
Bíblia, oração, adoração, amor ao próximo, evangelismo, tudo isto está ultrapassado. É uma pena, o diabo está conseguindo arrebanhar milhares!

2- Perversão na adoração

A falsa adoração é denunciada, por exemplo, pelo profeta Isaías (Is 1.10) e pelo profeta Malaquias (Ml 1.10). O que é a falsa adoração? É quando o nosso coração está longe de Deus (Mt 15.8).

Em João 4.23, Jesus declara que Deus busca por pessoas que O adorem de verdade: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

A nova onda do momento chama-se a “unção dos quatro seres”
Está se tornando cada vez mais comum entre a juventude evangélica brasileira se falar na tal "unção dos quatro seres".

O que isso seria exatamente? Baseando-se em Ap.4:6-8 que descreve quatro seres viventes, um semelhante ao leão, outro semelhante a águia, outro semelhante ao novilho e outro semelhante ao homem,

alguns ministérios estão tolerando e incentivando que pessoas em estados alterados de consciência imitem os seres descritos.

Um ruge como leão, outro bate os braços como se fosse uma águia, outro imita um novilho, e o que supostamente teria a "unção do homem" começa a chorar.

Em primeiro lugar o termo "unção dos quatros seres" não aparece em nenhum lugar das Escrituras.
Em toda a historia do cristianismo, não existe qualquer referência à referida unção. Além do mais, os seres dizem: Santo, Santo, Santo, em vez de rugir, chorar ou coisa parecida.

O que temos visto é uma perversão de valores;
Em Anápolis Goiás, a vocalista do Diante do Trono:
Ana Paula Valadão aprontou umas dessas perversões;

Ela afirmou que no show em Anápolis, começou a pular, pular cada vez mais alto e de repente sentiu o desejo de se abaixar e sair andando como Leão,
Diz ela que era o Leão da tribo de Judá.

Será que Deus nos fez para andarmos como leão? Jesus é o Leão.. quantas vezes Jesus saiu andando que nem leão? se Ele que é o Leão não fez isso, temos que aturar essas coisas?

Perversão dos valores, onde a verdadeira adoração deixa de ser em Espírito e em verdade e passa a ser puro emocionalismo ou mesmo entretenimento que é o caso dos cultos em forma shows que atrai multidão.

3- O Propósito ou o fim principal do culto e adoração!

MacArthur Jr dizia o seguinte:
“Muitas pessoas acreditam que Deus aceitará qualquer coisa oferecida por adoradores bem-intencionados”.

Isso faz-nos lembrar 1ºSamuel 15 quando Samuel mandou Saul destruir os amalequitas e todos os animais que lhes pertencia; bois, ovelhas, camelos...

Saul saiu e cumpriu a ordem conforme a palavra do profeta; no entanto ele poupou a agague e ao melhor das ovelhas e das vacas,
e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.

Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR.
Então disse Samuel:

Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?
E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.

Por causa disso Saul pagou um alto preço: 1ºSM 15:22
Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR?

Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Está claro, porém, que a sinceridade ou boa intenção não é prova de um culto verdadeiro. Qualquer culto anormal ou elaborado por conta própria são totalmente inaceitáveis para Deus”

A igreja é uma comunidade comprometida com sua liturgia e ordem, para que seu culto expresse a glória do Adorado, e a obediência dos adoradores.

Nesse caso onde é que acontece uma inversão de valores aqui?
_Quando a adoração não é verdadeira, mas apenas formal. (IS 1:12) Quando vindes para comparecer perante mim...

_Quando o homem visa seu próprio bem estar!
_Quando o homem busca sua própria glória; (ig, tal.. endereço da bênção)

O texto de 2 TM 4:3-5 lido no início demonstra tudo isso que tem acontecido:
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

É necessário sempre pregar a verdade do evangelho justamente porque muitos não a pregam. Alguns procuram atualizar o evangelho para que este seja mais agradável aos ouvintes.E com isso invertem os valores.

A Bíblia, porém, ensina que a palavra de Cristo julgará a todos no último dia
(João 12:48), e que qualquer mudança trará somente a condenação (2 João 9-10). Que diz:

“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho”.
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.”
A vida de Paulo é um exemplo notável deste trabalho. Encarando a certeza de sua morte, ele reflete com confiança sobre seu serviço ao Senhor.
Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé, exatamente como ensinou Timóteo a fazer (2TM 1:13-14).

Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.”
Todos aqueles que amam a vinda de Cristo estarão se preparando e preparando outros, com a pregação do evangelho puro, para que possam receber o galardão de Deus (4:8).

Encerro aqui usando as palavras de Judas 3:
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez por toda foi entregue aos santos”.

Pr Davi Buriti

Nenhum comentário: