sábado, 15 de agosto de 2009

DOIS TIPOS DE CONSTRUTORES


Mt 7:24-26
Aqui vemos a parábola dos dois construtores.
Os melhores mestres da antiguidade transmitiam seus ensinos por meio de parábola.
A parábola é como uma luz que clareia ilustra a mensagem.

Jesus durante os seus três anos e meio de ministério apresentou mais de 50 parábolas.
E por traz de cada uma dela estava a revelação de algo maravilhoso.

No texto que lemos Jesus apresenta a parábola dos dois tipos de construtores.
O construtor prudente e o construtor insensato. (O sábio e o louco)

Esta parábola se aplica a todos que já ouviram ou ouve as palavras de Jesus.

Cada pessoa que já ouviu ou ouve as palavras de Jesus, de acordo com a posição que adotar estará revelando que tipo de construtor ela é diante do Senhor (prudente ou insensato)

Na parábola que lemos ambos os homens mencionados são construtores, pois viver significa construir ou edificar.

Cada ambição que o homem acaricia, cada pensamento que ele concebe cada palavra que ele pronuncia e cada obra que ele realiza é, por assim dizer um tijolo da construção.

Gradualmente a estrutura da sua vida se eleva. Contudo nem todos os construtores são iguais. Alguns são sábios, outros são insensatos.
Aqui Jesus fala primeiramente sobre o modo como o homem sábio construiu a sua casa, ou seja sobre a rocha;

Em segundo lugar a prova a qual a casa foi submetida;

E em terceiro lugar sobre o resultado dessa prova e a razão para esse resultado.

Ele segue a mesma seqüência com respeito ao homem insensato e a casa que ele construiu.

Em sua explanação da parábola Jesus realça que o significado figurativo do alicerce é “minhas palavras”. Cristo é a Rocha. Sua palavra tem autoridade Suprema.

Antes de falarmos das características dos dois construtores queremos falar das características das palavras de Jesus.

I – CARACTERISTICAS DAS PALAVRAS DE JESUS.

Quando falamos das palavras de Jesus estamos falando da palavra de Deus e por isso sã palavras que possuem características importantíssimas.

Vejamos algumas dessas características:

1- São fieis e verdadeiras (Ap 22:6)
Não se trata de um livro segundo homens, Kardec, buda , Smite, Elem wayit, não Mas trata-se do Evangelho de Jesus Cristo que é poder de Deus para salvação de todo que crer.

2- É espírito e vida (João 5:24)

3- São Eternas (Mt 24:35)

4- É Lâmpada e luz (Sl 119:105)

5- É antídoto (remédio) contra o pecado (SL 119:11)

6- São infalíveis. (1ª Rs 8:56)

Poderíamos citar outras características importantes da palavra de Deu, mas por enquanto essas aqui citadas dão para compreender a preciosidade dessa palavra e daí a importância de sermos praticantes dessa verdade!

Seguindo a leitura que serve de base para essa mensagem vamos ver as características dos dois construtores.

II- CONSTRUTOR PRUDENTE
Já vimos como são maravilhosas as características das palavras de Jesus.

Foi por esssas razões que o Senhor Jesus declarou que os que praticam são comparados a construtores prudentes.
Que constrói sobre a Rocha! V. 24,25.

Vejamos algumas razões porque são sábios os que praticam as palavras de Jesus.

1- Não são mais escravos do pecado. (Jo 8:32,36)

2- Andam na fidelidade e na verdade. (João 17:17)

3- Passaram da morte para a vida (João 5:24)

4- São convidados a passarem a eternidade no Céu (Mt 25:34)

6- Tem convicção de sua fé. Não se abalam diante o temporal. (v 25 )
Isso significa que sua casa está construída na rocha, sua vida está bem fundamentada. O seu fundamento é Cristo. (I Coríntios 3 : 11)

Voltemos a Mateus 7:25 "e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha."

Quando o vento sopra, amados, se a nossa casa não estiver firme sobre a Rocha, bem construída, bem alicerçada, bem fundamentada, teremos problemas.

Todos nós passamos por dificuldades na vida. Jesus disse: ‘no mundo passais por aflições.’ Muitas são as aflições do justo. Aqueles que vivem piedosamente são perseguidos.

O vento sopra contra a vida de todos, mas, só permanece de pé quem tem a sua vida sobre a Rocha. (em Cristo)

O que significam vento, chuva e rios? Significa que, às vezes, a turbulência vem por cima, ao redor e por baixo dos alicerces.

O que significa “chuva”? Representa as aflições temporais. Sabe aquela chuva de verão, que vem forte e, de repente, pára? São as aflições temporais.

Quanto aos “rios”? podemos dizer que são os maltratos vindo por parte de outros homens, de alguém que difama, calunia ou fala alguma coisa contra nós.

Ou, então, alguém que tenta manchar a nossa imagem, alguém em quem nós confiamos, mas que nos deu uma punhalada pelas costas.

O que são “ventos”? Ventos são as ciladas do inimigo que se levantam contra nós para nos afastar da verdadeira fé.
Tentações, ilusões, falsos ensinamentos, heresias.

A bíblia em EF 4:14 nos adverte “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.”

Em outras partes na bíblia vemos que os ventos estão também ligados a tribulações, tormenta, tempestade, tribulações ou coisa parecida.

Tudo isso pode acontecer na vida de qualquer um: as aflições temporais, o maltrato por parte de alguém, as tentações e ataques dos falsos mestres.

Mas, se a nossa casa estiver bem firmada e fundamentada não cairemos.

Agora, veja o oposto. Mateus 7:26: "E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;".

III- CONSTRUTORES INSENSATOS

Não há loucura maior do que alguém construir uma casa sobre a areia, sem alicerce.
A bíblia mostra a tragédia na construção deste construtor insensato. V 26,27 (insensato é louco, insano)

Quem é o insensato? É aquele que não pensa no futuro, nas possíveis inundações. O versículo 26 fala que este edifica a sua casa sobre a areia. O primeiro edifica sobre a Rocha.

Rocha é firmeza, é estabilidade. O segundo é o oposto: ouve a Palavra e não pratica, constrói a sua vida sobre a areia, ou seja, é a pessoa que não prepara o seu terreno e, de repente, percebe que a areia é traiçoeira, não dá firmeza, não dá herança.

O que mais é areia? As falsas doutrinas, os lobos vorazes, que tentam iludir e enganar o povo de Deus, o mundo com as suas enganações, com as suas ilusões: ‘Olhe, venha, prove um pouquinho. Olhe, não vai viciar não.

Venha. Faça isso; a esposa não está vendo, o seu marido não está vendo. Olhe, curta a vida, pinte e borde, faça o que der na “telha”.’ Isso é a “areia do mundo”.

Os filhos de Deus, que estão sem fundamento, não ouvem a Palavra, não praticam, estão construindo a vida sobre a areia. Um dia, o rio transborda, há uma inundação e começa a gotejar.
Vai a goteira gotejando, gotejando e, de repente, a casa desmorona.

Em Colossenses 2:8, diz assim: "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;".

Vamos analisar as razões desta loucura.

1 - Preferem viver na infidelidade, na desobediência.

2 – Não se dar por conta o perigo de desabamento de sua construção.

Tiago 1:22 diz: "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."

Quem ouve a Palavra e não a pratica é somente um ouvinte, está se enganando, aliás, está perdendo tempo da sua vida.

Estamos convictos de que estamos construindo bem a nossa vida? Com fundamento sólido para o nosso futuro? Com alicerces fortes?

Se estamos praticando as palavras de Jesus, O vento não pode nos derrubar, a chuva não pode nos derrubar, o rio não pode nos derrubar! Estamos firmes, estamos seguros em Deus e Ele é fiel! Deus é fiel!’

Pr Davi Buriti

2 comentários:

Danilo disse...

Ola Pastor David. Excelente mensagem. Impressionante como há sabedoria por tras do ensino por parabolas... Mesmo em outras materias as pessoas sempre aprendem mais po rmeu de testemunhos e histórias (ou casos). Sabe que Havard ensina administração de empresas por meio de casos ocorridos de sucesso e fracasso.

Jesus era perfeito em tudo!

Estava eu procurando novos blogs para divulgar o meu e... Surpresa boa! Achei seu blog! Parabéns pelo trabalho e qualidade dos posts.

E, aproveitando, apresento o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

A Paz e o Bem!

Abraços,

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Rita de Cassia disse...

Pastor Davi
Estou mais uma vez visitando o seu blog. Esta postagem foi muito esclarecedora para mim, pois já havia lido essa passagem na bíblia e não tinha compreendido alguns pontos determinantes.
Obrigada e fique na paz do
MOSSO SENHOR JESUS.
Rita de Cassia